/

Agricultor francês escondeu crânio de mastodonte lendário durante 2 anos

AFP Photo / Musee D'histoire Naturelle De Toulouse / HO

Um agricultor francês descobriu na sua fazenda um crânio de um antigo mastodonte dos Pirinéus e manteve a sua descoberta arqueológica em segredo durante dois anos.

O francês encontrou o crânio em 2014 perto da cidade de L’Isle-en-Dodon, a 70 quilómetros a sudoeste de Toulouse, em França, mas não divulgou a descoberta para impedir que paleontologistas amadores invadissem as suas terras. Dois anos depois, o francês mudou de ideias e revelou o seu segredo ao Museu de História Natural de Toulouse.

O diretor do museu, Francis Duranthon, explicou que esta espécie, o Gomphoterium pyrenaicum, era “um tipo de elefante com quatro presas de cerca de 80 centímetros, duas no maxilar superior e duas no maxilar inferior”, tendo eistido há cerca de 11 ou 13 milhões de anos.

“Só quando fomos lá, em 2017, é que percebemos o significado da descoberta”, disse.

Durante muito tempo considerou-se quase como uma lenda a possibilidade de que este animal pré-histórico habitasse os Pirenéus, já que não existiam provas claras. A única evidência da presença de mastodontes na região data de 1857, quando quatro dentes foram encontrados.

“Estamos a dar uma cara a uma espécie que se tornou quase mítica“, disse o curador do museu, Pierre Dalous, à AFP.

AFP Photo / Musee D'histoire Naturelle De Toulouse / HO

O paleontólogo Pascal Tassy sentado ao lado do crânio na fazenda onde foi encontrado

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.