Agricultor francês escondeu crânio de mastodonte lendário durante 2 anos

AFP Photo / Musee D'histoire Naturelle De Toulouse / HO

Um agricultor francês descobriu na sua fazenda um crânio de um antigo mastodonte dos Pirinéus e manteve a sua descoberta arqueológica em segredo durante dois anos.

O francês encontrou o crânio em 2014 perto da cidade de L’Isle-en-Dodon, a 70 quilómetros a sudoeste de Toulouse, em França, mas não divulgou a descoberta para impedir que paleontologistas amadores invadissem as suas terras. Dois anos depois, o francês mudou de ideias e revelou o seu segredo ao Museu de História Natural de Toulouse.

O diretor do museu, Francis Duranthon, explicou que esta espécie, o Gomphoterium pyrenaicum, era “um tipo de elefante com quatro presas de cerca de 80 centímetros, duas no maxilar superior e duas no maxilar inferior”, tendo eistido há cerca de 11 ou 13 milhões de anos.

“Só quando fomos lá, em 2017, é que percebemos o significado da descoberta”, disse.

Durante muito tempo considerou-se quase como uma lenda a possibilidade de que este animal pré-histórico habitasse os Pirenéus, já que não existiam provas claras. A única evidência da presença de mastodontes na região data de 1857, quando quatro dentes foram encontrados.

“Estamos a dar uma cara a uma espécie que se tornou quase mítica“, disse o curador do museu, Pierre Dalous, à AFP.

AFP Photo / Musee D'histoire Naturelle De Toulouse / HO

O paleontólogo Pascal Tassy sentado ao lado do crânio na fazenda onde foi encontrado

PARTILHAR

RESPONDER

Hungria proíbe "promoção" da homossexualidade junto de menores

A lei húngara proíbe a "representação" da homossexualidade e da transexualidade em espaços públicos, e foi aprovada por 157 deputados. A Hungria aprovou, esta terça-feira, uma lei que proíbe a “promoção” da homossexualidade junto dos menores …

Portugueses poupam, em média, 161 euros por mês em teletrabalho

Os portugueses conseguem poupar, em média, cerca de 161 euros por mês em teletrabalho, segundo estudo da Fixando sobre "O Futuro do Trabalho em Portugal". As conclusões deste estudo da Fixando, realizado junto de 6500 pessoas …

Rio de Janeiro propõe mini carnaval numa ilha para provar eficácia das vacinas

O autarca da cidade brasileira do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, quer celebrar um mini carnaval antecipado na ilha de Paquetá, cuja população será massivamente vacinada contra a Covid-19 no próximo domingo. “Se tudo der certo, …

Coreia do Sul faz exercícios militares perto de ilhas reivindicadas pelo Japão

A Coreia do Sul iniciou exercícios militares nas proximidades de duas ilhas desertas reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a cancelar um encontro entre os líderes dos dois países. Segundo o Público, que cita a …

Em direto: Hungria vs Portugal | Começa o jogo em Budapeste

Portugal inicia a defesa do título de Campeão da Europa frente à Hungria, partida que abre o Grupo F da prova. O jogo tem lugar na Puskas Arena, em Budapeste, às 17h. Acompanhe-o ao vivo …

Rio tem "opinião", mas recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Rui Rio, presidente do PSD, recusou, esta terça-feira, comentar as diferentes posições manifestadas pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República sobre o desconfinamento. Apesar de ter uma "opinião", Rui Rio será "o último" a interferir na …

Marcelo deixa mensagem à Seleção: "Não há empates, temos de jogar para ganhar"

Portugal está em contagem decrescente para a estreia no Europeu. Esta terça-feira, o Presidente da República deixou uma mensagem à Seleção Nacional. Na Turquia, onde vai ver o jogo de Portugal contra a Hungria, Marcelo Rebelo …

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …