Copiloto a fumar provocou queda a pique de avião

2

A queda de 7.500 metros a pique do avião num voo da Air China deveu-se a um erro do copiloto, que estava a fumar um cigarro electrónico e se enganou a desligar o ventilador, divulgaram as autoridades.

Cerca de meia-hora depois de o voo CA106 desta terça-feria ter partido de Hong Kong, com 153 passageiros a bordo, as máscaras de oxigénio caíram do tecto do avião, que imediatamente desceu a pique mais de 7500 metros.

O avião, um Boeing 737, recuperou depois a altitude e voou em segurança até ao destino final, a cidade de Dalian, no nordeste da China.

Segundo revelaram investigações preliminares divulgadas pelas autoridades, o copiloto tentou, sem avisar o piloto, desligar o ventilador de circulação do ar, para evitar que o fumo chegasse à cabine.

“No entanto, terá por engano desligado o aparelho de ar condicionado que estava ao lado, resultando em oxigénio insuficiente na cabine e um alerta de altitude“, afirmou um responsável da Administração Civil da China, Qiao Yibin, citado pela agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Segundo diz o responsável do regulador chinês, citado pela BBC, o comandante da aeronave teve que realizar manobras de emergência. Quando um avião perde pressão na cabine, o piloto deve accionar as máscaras de oxigénio e fazer baixar rapidamente a altitude para garantir a segurança do passageiro.

Não foram reportados feridos entre os passageiros ou danos no avião.

“Estamos a investigar as causas em pormenor. Caso se confirmem as suspeitas, vamos atuar de acordo com a lei e as regulações e lidar com esta questão de forma rigorosa”, acrescentou o responsável, segundo o qual estão a ser analisados “em grande detalhe” os registos do voo e a gravação de voz da cabine do cockpit.

Segundo adiantou entretanto o South China Morning Post, a administração da Air China decidiu despedir os pilotos envolvidos no incidente. “Após uma investigação ao incidente, decidimos suspender a tripulação envolvida e terminar os seus contratos, ao abrigo da lei. Os responsáveis por este incidente foram tratados de forma muito séria”, anunciou um responsável da companhia.

(dr) Weibo

Passageiro do voo CA106 da Air China mostra as máscaras de oxigénio accionadas durante o incidente

Fumar é expressamente proibido em voos comerciais, incluindo cigarros electrónicos, que foram proibidos em 2006.

No entanto, diz a BBC, tem havido relatos de pilotos vistos a fumar em outros voos de companhias chinesas – incluindo o caso de um voo de Hong Kong, para Pequim, em 2015, no qual os passageiros reclamaram do intenso cheiro a fumo de tabaco proveniente da cabine de pilotagem.

ZAP // Lusa / SCMP

2 Comments

  1. Se o avião era um Boeing 737, porque é que a ZAP põe no artigo uma foto de um Boeing 747? Será que são assim tão difíceis de distinguir?

    • Caro Fernando,
      Obrigado pelo reparo.
      Sim, o 747, com a sua “corcunda” característica, é inconfundível. Até um Airbus A200 era mais parecido com um 737.
      Mas a foto é meramente ilustrativa de uma aeronave da frota da Air China, não representa o aparelho que efectivamente fez o voo CA106.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.