//

Funcionários do INEM suspeitos de roubar combustível

8

António Cotrim / Lusa

Mais de 20 funcionários do INEM são suspeitos de terem recorrido a cartões frota, destinados ao abastecimento das ambulâncias, para atestaram as suas próprias viaturas.

Um grupo de mais de 20 funcionários do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é suspeito de recorrer a cartões de frota, usados para abastecer os meios de socorro, para atestar as suas viaturas pessoais. O caso aconteceu há poucos dias, mas surge após terem sido detetadas outras situações semelhantes este ano.

O Expresso avança que são 24 os funcionários suspeitos, na sua maioria técnicos de emergência pré-hospitalar, ou seja, tripulantes de ambulâncias. Além do processo disciplinar, os visados incorrem também numa infração criminal.

Mas a utilização indevida de cartões de abastecimento de combustível dos meios do INEM não é nova – este ano foram detetados outros casos e reforçadas as instruções de segurança. A direção do INEM refere que “tem vindo a desenvolver um conjunto de medidas e de mecanismos de reforço do controlo nesta área que permitiram identificar e verificar potenciais irregularidades”.

No final de maio, por exemplo, foram publicadas regras suplementares par assegurar que cada ambulância tem um cartão único; que os condutores são devidamente identificados e que os talões de abastecimento são guardados na viatura de emergência médica.

Segundo o semanário, desde 2015, pelo menos, tem vindo a ser identificada a necessidade de reforçar a segurança nas práticas de funcionamento do INEM. Numa auditoria à Logística e aos Sistemas de Informação, pedida pelo presidente demitido Paulo Campos, são apontadas algumas ineficiências graves.

A “ineficiência, e porventura ineficácia, no registo de dados de consumo de combustível por viatura” são apontadas no capítulo do combustível do relatório. Para corrigir este ponto, foi sugerido o registo online da quilometragem, automatismos na conexão dos centros de custos com os abastecimentos e mecanismos de cálculo de consumo médio de combustível por viatura.

ZAP //

8 Comments

    • Os bombeiros?
      Isso não será muita gente?!
      Duvido que conheças os bombeiros todos, portanto, já que acusas, convém esclarecer quais bombeiros e onde!
      Senão!…

  1. Que bem gerido é o INEM…! e depois de tanta escandaleira nos ultimos anos…!
    Esta muito bem gerido nao há duvida.
    Olha se uma micro, pequena ou media empresa privada assim fosse gerida…
    Resultado? Estamos em Portugal logo ninguem leva a mal.

  2. Até na pequena empresa onde trabalho com apenas 80 viaturas, sempre que se abastece é necessário inserir os quilómetros e qualquer consumo diferente do habitual é logo questionado…

  3. Sei quem compra gasóleo barato a camionistas. Num pesado basta andar um pouco mais leve e devagar para se pouparem muitos litros para o bidão azul.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.