/

Burger King prometia hambúrgueres a russas que engravidassem de jogadores do Mundial

Na Rússia, o Burguer King ofereceu 40 mil euros e hambúrgueres grátis para toda a vida às russas que engravidassem de um jogador do Mundial. A promoção já foi cancelada.

Uma campanha – entretanto cancelada – anunciada pelo Burger King, na Rússia, prometia oferecer cerca de 40 mil euros e hambúrgueres vitalícios às mulheres que conseguissem engravidar de jogadores do Mundial 2018.

“As mulheres que conseguirem os melhores genes futebolísticos vão promover o sucesso da equipa russa nas próximas gerações”, podia ler-se no anúncio, que foi publicado na rede social VKontakte da cadeia de fast food, o equivalente ao Facebook no país.

A promoção gerou grande polémica e mereceu várias críticas nas redes sociais e no país anfitrião do Campeonato do Mundo. “Este é o reflexo direto do nível em que a nossa sociedade está em relação às mulheres“, comentou uma utilizadora.

Quer nos meios de comunicação social, quer na própria publicidade, as mulheres russas são retratadas frequentemente como predadoras sexuais que “caçam” as suas presas, explica o Jornal de Notícias.

Entretanto, a cadeia de fast food já emitiu um comunicado no qual pede desculpa pela promoção em causa. “Lamentamos pelo anúncio que fizemos. Acabou por se revelar insultuoso. Agradecemos o vosso feedback“, escreveu o Burger King.

Mas esta não é a primeira vez que este tipo de polémica tem lugar na Rússia pós-comunista. Nos meios de comunicação social, adianta o JN, os debates sobre o papel dos géneros recebe pouca atenção e o feminismo é frequentemente descartado.

Já no ano passado, a mesma cadeia de fast food da Rússia usou a fotografia de uma vítima de violação numa das suas campanhas publicitárias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.