/

Espanha despede Julen Lopetegui a dois dias do jogo com Portugal

(dr) FC Porto / Facebook

O treinador espanhol Julen Lopetegui

Julen Lopetegui foi despedido do cargo de treinador da Selecção de Espanha nas vésperas da estreia no Mundial 2018. Fernando Hierro, o ex-futebolista que exercia o cargo de director desportivo da Federação Espanhola, assume o comando da equipa.

A dois dias da estreia frente a Portugal, no Mundial 2018, Espanha dispensou Julen Lopetegui pela forma como assinou e foi confirmado como o próximo treinador do Real Madrid.

Após o anúncio da dispensa de Lopetegui, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou que “Fernando Hierro assumirá o cargo de seleccionador nacional no Campeonato do Mundo da Rússia”.

O despedimento de Lopetegui aconteceu um dia depois de o técnico ter sido anunciado como treinador do Real Madrid, num comunicado, onde se salientava que o contrato de três temporadas devia começar a vigorar no término do Campeonato do Mundo da Rússia.

Mas a RFEF rompe antecipadamente o acordo que tinha com Lopetegui, com o presidente da entidade, Luís Rubiales, a lamentar, em conferência de imprensa, que soube das negociações com o Real Madrid “cinco minutos antes do anúncio” oficial da contratação do treinador.

“Vimo-nos obrigados a prescindir do seleccionador nacional”, lamentou o líder da RFEF, garantindo que a Federação não foi contactada em toda a transferência para o clube madrileno.

“A situação é muito complicada, neste momento”, admitiu também Rubiales, destacando, no entanto, que tem muita confiança nos jogadores.

“Não vai afectar” a Selecção Espanhola

Antes de ter sido oficializada a saída de Lopetegui, o jogador português Bernardo Silva considerava que os atletas da Selecção Espanhola são “muito experientes” e que não se vão deixar afectar por este caso.

“Os jogadores da Selecção Espanhola são muito experientes, quase todos já ganharam o Campeonato do Mundo, o Campeonato da Europa, a Liga dos campeões e os melhores campeonatos da Europa”, considerou o internacional português em conferência de imprensa, notando que esta saída “não vai afectar” a adversária de Portugal.

A dispensa de Julen Lopetegui, que de 2014 a 2016 orientou o FC Porto, sem conquistar qualquer troféu, acontece a três dias da estreia da ‘roja’ no Mundial. Espanha dá o pontapé de saída no Campeonato que se disputa na Rússia esta sexta-feira, frente a Portugal, em Sochi. O jogo está marcado para as 19h00 portuguesas e vai ser transmitido na RTP1.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.