Supremo condena cunhado do rei de Espanha a 5 anos e 10 meses de prisão

1

O cunhado do rei Filipe VI de Espanha, Iñaki Urdangarin, foi condenado a uma pena de prisão de 5 anos e 10 meses por crimes de corrupção. A pena foi reduzida pelo Supremo Tribunal de Espanha na passada terça-feira.

No ano passado, a Justiça espanhola já tinha condenado Iñaki Urdangarin nos tribunais de primeira instância a mais de seis anos de prisão por corrupção. Segundo a RFI, o antigo campeão olímpico de andebol foi acusado de ter desviado mais de 6 milhões de euros dos cofres públicos, entre 2004 e 2006.

A redução da pena acordada pelo Supremo deve-se à absolvição do cunhado do rei de Espanha do crime de falsificação de documento público cometido por um funcionário, uma vez que o seu envolvimento não ficou provado, avança o Jornal de Notícias.

Segundo o inquérito, o marido da infanta Cristina de Borbón, sócio do instituto Noos – uma fundação sem fins lucrativos – utilizava a sua posição para obter licitações nas regiões de Maiorca e Valença, sendo também acusado de peculato, evasão fiscal e tráfico de influências.

O “Caso Noos”, que surgiu em 2011, afetou seriamente a imagem da família real espanhola, acelerando a abdicação, em 2014, do rei Juan Carlos, e a coroação do seu filho mais velho, Felipe VI.

Urdangarin provavelmente será preso nos próximos dias, embora ainda possa recorrer da sentença para o Tribunal Constitucional.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.