/

O Titanic foi afinal encontrado durante missão ultra-secreta da Marinha dos EUA

2

O navio naufragado mais famoso do mundo poderia ter permanecido no leito marinho por muito mais tempo – se não tivesse sido, afinal, descoberto durante uma missão ultra-secreta, durante a Guerra Fria.

“A Marinha está finalmente a falar sobre o assunto”, diz ao National Geographic o oceanógrafo Robert Ballard, comandante da Marinha dos EUA que encontrou os destroços do navio de passageiros Titanic em 1985.

Até agira, a história exacta da forma como o mítico RMS Titanic tinha sido encontrado permanecia secreta. Mas documentos oficiais recentemente desclassificados permitiram a Ballard contar a sua história, que é revelada num novo documentário do canal televisivo.

Em 1982, Robert Ballard pediu ajuda à Marinha dos EUA. O cientista precisava de financiamento para o seu projecto de um submersível robotizado, que seria usado pelo oceanógrafo para encontrar o mais famoso navio naufragado do mundo: o RMS Titanic.

Os militares norte-americanos demonstraram interesse no ambicioso projecto, mas não partilhavam o optimismo do cientista quanto à probabilidade de sucesso das buscas do lendário navio.

Na altura, a Marinha norte-americana estava particularmente preocupada com outras duas embarcações. Era necessário encontrar os destroços de dois submarinos dos EUA, o USS Thresher e o USS Scorpion, que tinham naufragado em 1963 e 1968.

Como as embarcações tinham a bordo reactores nucleares, os EUA queriam perceber até que ponto o ambiente tinha sido afectado com a destruição dos dois submarinos, bem como identificar a causa exacta dos naufrágios.

A chefia da Marinha norte-americana resolveu financiar o projecto de Ballard, mas com uma condição: o cientista deveria participar na missão secreta de busca dos submarinos naufragados. O então comandante da Marina deixou claro: Ballard poderia procurar o Titanic apenas se houvesse tempo. O oceanógrafo não teve alternativa, e concordou.

Oficiais que serviam na Marinha norte-americana na época confessaram que ninguém acreditava que as buscas de Ballard poderiam trazer de volta o lendário navio de passageiros. Mas a missão secreta em busca dos dois submarinos foi concluída com sucesso e antecedência, dando ao oceanógrafo 12 dias para procurar o Titanic.

Este tempo foi suficiente para Ballard concretizar uma das maiores descobertas do século.

O achado dos destroços do navio provocou um verdadeiro alvoroço. “Claro que a chefia da Marinha não esperava que Ballard encontrasse o Titanic, e quando isso aconteceu, ficaram muito nervosos, por causa da publicidade“, conta o antigo oficial.

Durante todo este tempo, o oceanógrafo não pôde falar sobre a sua colaboração com os militares. Mas apesar das preocupações do governo dos EUA, os militares conseguiram manter a missão de Ballard em segredo – e só várias décadas mais tarde a verdade acerca da forma como o Titanic foi encontrado veio à tona.

2 Comments

  1. Isto só prova que o complexo industrial-militar sabe das coisas, esconde a informação durante o tempo que quer e depois lá se lembram de informar o rebanho,quando acham que a população se encontra preparada para tal informação.
    E o que já sabem eles e que nós nem sonhamos ainda?… Muita coisa que pode mudar a vida da Humanidade num segundo… Nunca mais ninguém penava neste mundo….Mas infelizmente as grandes corporações poderosas não estão preparadas para perder o poder($$$), pois acreditem, o dinheiro tornava-se completamente obsoleto, não fazia sentido nenhum haver dinheiro quando poderíamos ter TUDO.
    FULL DISCLOSURE JÁ!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.