//

Jovem de 13 anos constrói reactor nuclear

2

 

Uma sala de aula no interior de Inglaterra não é o local onde mais se espera ver um reactor nuclear. Mas o jovem estudante Jamie Edwards, de apenas 13 anos, acaba de construir um.

O reactor foi ligado durante uma feira escolar de ciência, fazendo de Jamie a pessoa mais jovem do mundo a conseguir uma fusão atómica bem-sucedida.

Jamie Edwards provocou o choque de dois átomos de hidrogénio, criando hélio, através de uma fusão nuclear.

Para comprar as peças e construir o reactor, Jamie usou dinheiro que recebeu de prendas no Natal e contou com ajuda do director da escola. As peças foram encomendadas na Grã-Bretanha, Estados Unidos e Lituânia.

O recorde anterior pertencia a um estudante americano, Taylor Wilson, que criou um reactor nuclear na garagem de casa em 2008, com apenas 14 anos.

O recorde de Jamie deverá agora ser homologado pelo Open Source Fusor Research Consortium.

ZAP / BBC

2 Comments

  1. De certo o que precisamos é de jovens com capacidade para a investigação e isso é muito bom que haja muitos mais jovens menos jovens que se dediquem á investigação, porque eu proprio sou investigador por minha conta e cheguei á conclusão de criar alguns sistemas para produção de energia, sistemas esses que se auto-alimentam e que tenho sistema para por um motor a trabalhar a água e se utilizar-mos o sistema auto-suficiente podemos por um motor a trabalhar a corrente que não precisa de recarregar baterias ao fim de algumas horas entre outros etc…
    É preciso criatividade e estudo para lá chegar, tenho mais mas é como digo só divulgando pessoalmente a alguém interessado, tenho dito.

  2. O ‘moto perpétuo’ NÃO pode existir, e a “culpa é da física”, ou seja, do modo em que o nosso mundo é feito. (a ‘física’ é “só” o modo/linguagem com que descrevemos o funcionamento do nosso mundo).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.