Jovem de 13 anos constrói reactor nuclear

 

Uma sala de aula no interior de Inglaterra não é o local onde mais se espera ver um reactor nuclear. Mas o jovem estudante Jamie Edwards, de apenas 13 anos, acaba de construir um.

O reactor foi ligado durante uma feira escolar de ciência, fazendo de Jamie a pessoa mais jovem do mundo a conseguir uma fusão atómica bem-sucedida.

Jamie Edwards provocou o choque de dois átomos de hidrogénio, criando hélio, através de uma fusão nuclear.

Para comprar as peças e construir o reactor, Jamie usou dinheiro que recebeu de prendas no Natal e contou com ajuda do director da escola. As peças foram encomendadas na Grã-Bretanha, Estados Unidos e Lituânia.

O recorde anterior pertencia a um estudante americano, Taylor Wilson, que criou um reactor nuclear na garagem de casa em 2008, com apenas 14 anos.

O recorde de Jamie deverá agora ser homologado pelo Open Source Fusor Research Consortium.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. De certo o que precisamos é de jovens com capacidade para a investigação e isso é muito bom que haja muitos mais jovens menos jovens que se dediquem á investigação, porque eu proprio sou investigador por minha conta e cheguei á conclusão de criar alguns sistemas para produção de energia, sistemas esses que se auto-alimentam e que tenho sistema para por um motor a trabalhar a água e se utilizar-mos o sistema auto-suficiente podemos por um motor a trabalhar a corrente que não precisa de recarregar baterias ao fim de algumas horas entre outros etc…
    É preciso criatividade e estudo para lá chegar, tenho mais mas é como digo só divulgando pessoalmente a alguém interessado, tenho dito.

  2. O ‘moto perpétuo’ NÃO pode existir, e a “culpa é da física”, ou seja, do modo em que o nosso mundo é feito. (a ‘física’ é “só” o modo/linguagem com que descrevemos o funcionamento do nosso mundo).

RESPONDER

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …

Tatuagens racistas, saias curtas, cabelos e bigodes estranhos proibidos na PSP

Os polícias que tenham tatuagens com símbolos, palavras ou desenhos de natureza partidária, extremista, racista ou que incentivem à violência têm seis meses para as remover, de acordo com novas normas da PSP que também …

Republicação das caricaturas de Maomé foi o motivo do ataque junto ao Charlie Hebdo

A republicação das caricaturas de Maomé terá estado na origem do ataque junto ao edifício da antiga redação do jornal satírico Charlie Hebdo, confessou o principal suspeito. Quatro pessoas foram esta sexta-feira feridas, duas das quais …

Segunda vaga pode matar menos (mesmo com novos casos a disparar)

Os especialistas acreditam que a segunda vaga de covid-19 em Portugal vai ser menos letal, embora o número de novos casos diários possa vir a ser "muito elevado". Isto porque temos a lição mais bem …