Depois de, na passada terça-feira, terem sido conhecidos os primeiros 10 finalistas – Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda, ficámos esta quinta-feira a conhecer os restantes finalistas que faltavam.
Sérvia, Moldávia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Austrália, Noruega, Dinamarca, Eslovénia e Holanda foram as canções mais votadas na segunda semifinal do Festival Eurovisão da Canção, qualificando-se para a final.
A estes países juntam-se Portugal, por ser anfitrião e os Big Five: Espanha, Itália, Reino Unido, França e Alemanha.
A pontuação foi decidida por televoto e por júris dos países que atuaram nesta segunda semifinal. Também votaram os júris da Alemanha, França e Itália, que apresentaram hoje as suas canções. Recorde-se que, na primeira semifinal, foram apresentadas as canções de Portugal, Reino Unido e Espanha.
Na edição deste ano, Portugal concorre à Eurovisão com “O Jardim”, canção de Isaura interpretada por Cláudia Pascoal. Ao todo, são 26 as canções que vão tentar suceder a Portugal, que venceu a Eurovisão pela primeira vez o ano passado com a atuação de Salvador Sobral, e que alcançou a pontuação mais alta de sempre.
A grande final acontece já este sábado, dia 12 de maio, na Altice Arena, em Lisboa. A gala é transmitida em direto pela RTP.
// Echo Boomer