Cerca de 56% do país continua em situação de seca severa

O mês de janeiro foi seco, quente e teve precipitação abaixo do normal. Estes fenómenos motivaram uma situação de seca severa Portugal continental (56,6%).

Apesar de o mês de janeiro ter sido seco e quente, verificou-se uma melhoria face ao mês de dezembro. Ainda assim, mais de metade do território nacional – cerca de 56% – encontra-se em situação de seca severa.

De acordo com um resumo do boletim climatológico do IPMA disponível esta terça-feira na sua página da Internet, no final de janeiro cerca de 55,6% estava em seca severa, 39,9% em seca moderada e 4,5% em seca fraca.

Ao contrário do que aconteceu no último mês do ano, no final de janeiro não havia nenhuma região do continente em situação de seca extrema.

O valor médio da temperatura máximo no mês de janeiro foi de 13,79 graus Celsius, superior ao normal. Por contraste, o IPMA refere também que o valor médio da temperatura mínima do ar foi inferior ao normal (4,30º).

“Os valores de temperatura média do ar apresentaram uma grande variabilidade, sendo de realçar os da temperatura mínima registados nos dias 3 e 4 de janeiro, muito superiores ao normal e no dia 15 muito inferiores ao normal”, refere o IPMA, destacando que os valores da temperatura máxima estiveram acima do normal entre os dias 28 e 31 de janeiro.

No que diz respeito à precipitação, o IPMA revela que o mês de janeiro classificou-se como seco, com um valor médio em Portugal continental (76,5 milímetros) que corresponde a 65% do valor normal.

“Nos últimos 15 anos, apenas em cinco anos o valor médio da quantidade de precipitação em janeiro foi superior ao valor normal (1971-2000)”, indicou o IPMA, acrescentando que janeiro é o 10º mês consecutivo com valores de precipitação mensal inferiores ao normal.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.