A Agência de Exploração Aeroespacial de Japão, JAXA, lançou este sábado o foguete mais pequeno do mundo, com capacidade para pôr em órbita um micro-satélite, após uma tentativa falhada – e depois de o lançamento ter sido adiado em várias ocasiões durante o ano passado.
O lançamento do foguete low cost, de 52 centímetros de diâmetro e cerca de 10 metros de altura, teve lugar às 14.03 horas locais, 5.03 em Lisboa, a partir do Centro Espacial de Uchinoura, no distrito de Kagoshima, e foi retransmitido ao vivo pela JAXA através do seu canal de YouTube.
O veículo espacial de três estágios, uma versão melhorada do modelo de dois estágios SS-520 da JAXA, transportava um micro-satélite de três quilos de peso, desenvolvido pela Universidade de Tóquio e destinado a obter imagens da superfície terrestre.
A JAXA lançou em janeiro de 2017 o primeiro destes foguetes, que caiu ao mar pouco após o lançamento. O falhanço foi devido a uma vibração durante a descolagem, que provocou um curto-circuito e causou uma perda de potência na transmissão de dados do aparelho.
Os satélites de observação meteorológica ou de Defesa actualmente em uso são normalmente de grandes dimensões e encomendados pelos Governos, mas nos últimos anos aumentou a procura de satélites de menores dimensões, criados por empresas privadas para uso, por exemplo, no controle do tráfego ou estudos geográficos.
O lançamento deste sábado teve como objetivo verificar a capacidade da agência aeroespacial nipónica para lançar foguetes de baixo custo que permitam colocar em órbita micro-satélites a preços reduzidos, face à crescente procura deste tipo de serviço no setor privado.
// EFE
Não existe mais pequegerno e nem mais grande, e sim menor e maior apenas. Abraços 😉