/

PS expulsa 300 militantes que se candidataram às autárquicas como independentes

4

José Sena Goulão / Lusa

O Partido Socialista deu início ao processo de expulsão de mais de 300 militantes que concorreram em listas adversárias nas últimas eleições autárquicas

A Comissão Política Nacional do PS tinha instaurado um processo disciplinar a 320 militantes que concorreram às eleições autárquicas de 1 de outubro deste ano como independentes, por considerarem que a situação não podia “passar em branco”.

Como resultado do processo disciplinar que tinha sido instaurado pela direção do partido, 300 militantes foram expulsos do PS, conta o Sol.

Na passada terça-feira a Comissão Nacional Política tinha aprovado uma proposta para que a Comissão Permanente do PS pudesse “proceder à audição de cada um dos visados para, depois, se tomarem as decisões que, entretanto, os órgãos de jurisdição do partido entenderem por bem”.

Na carta que tinha sido enviada aos militantes no início deste mês, era dado um prazo de 10 dias aos socialistas para que apresentassem “argumentos, factos e circunstâncias que possam contrariar a imputação ora feita, de grave, desleal e ofensiva violação dos seus deveres de militante socialista”.

O secretário nacional responsável pela organização do partido, Hugo Pires, explicou na altura que, reconhecendo que “as pessoas são livres” de fazer o que bem entenderem, “os militantes do PS têm direitos e deveres, que não foram cumpridos”, qualificando esta de “má prática que a direção não pode deixar passa em branco”.

Mas na reunião em que se decidiu pela expulsão dos militantes que concorreram por listas opositoras à do PS, Daniel Adrião, um dos poucos que contestou a decisão de expulsar os socialistas, colocou os holofotes na ausência de António Costa. “É óbvio que não quis estar presente nesta reunião. Provavelmente não quis ficar associado a uma decisão que não é muito edificante”.

Daniel Adrião, ex-opositor de António Costa, garante ainda que a decisão está “ferida de nulidade”, porque os estatutos “não preveem a possibilidade de a Comissão Política delegar na Comissão Permanente este tipo de competências”. O socialista alertou ainda, na reunião, que “o PS não ganha nada com estas purgas“.

A decisão tomada na Comissão Política materializa-se assim no impedimento para os militantes de participar nas eleições para as concelhias que vão realizar-se em janeiro. Adrião acredita que a “urgência de suspender os militantes” justifica-se com “a necessidade de travar eventuais candidaturas desses militantes aos órgãos do partido”.

Os estatutos do PS preveem a expulsão dos militantes que decidam “integrar ou apoiar expressamente listas contrárias à orientação definida pelos órgãos competentes do partido, inclusive, nos atos eleitorais em que o PS não se faça representar”.

ZAP //

4 Comments

  1. A questão não é bem essa. Os casos que conheço são uma imposição do PS nacional às concelhias do PS, que também eram legítimas porque democraticamente eleitas. Como a direção nacional não respeitou a vontade dos escolhidos localmente, preferindo em certos municípios apoiar não militantes que teoricamente garantiam mais hipóteses de vitória nas autárquicas, estes retaliaram candidatando-se como independentes.
    É um pouco estranho e pouco democrático dizer-se que se candidataram contra o Partido. Mais correto seria dizer que concorreram com o PS, sem grandes meios e arriscando muito. Não acho que mereçam censura. Censura merecem estes comportamentos revanchistas, estalinistas e centralistas. É o regresso da justa via e do pensamento único!

  2. Enfim….mais do mesmo…conheço casos em que certas pessoas que concorreram em partidos diferentes eram considerados inimigos e traidores por alguns eleitores e alguns moradores do concelho! Muitos portugueses, infelizmente, ainda não saíram do tempo do Salazarismo e o mais grave é que, em alguns casos, são jovens de vinte e tal anos! Dá ideia de que querem que o Salazarismo volte, pois as pessoas não percebem nada do que é democracia…e cada vez menos, infelizmente!

    • Oh Pedro, explica aí para os “não iluminados” o que é democracia!!! Deves chamar a esta merda que existe há 43 anos, democracia!!!. Será democracia ou DEMOKRATUR?….ou melhor falando CLEPTOCRACIA?!! Parece que emprenhastes pelos ouvidos, com a cassette socialista/comunista em vez de usares a massa encefálica… ou mamas na teta de “bezerra”…. Será?!!! Parece que tu é que não saíste do estalinismo…

  3. Já vai sendo hora de acabar com a democracia/politica representativa, estou farto de eleger representantes que me estao sempre a a meter a mão no bolso para me retirar o pouco que tenho, não tarda e seremos puros escravos ou fantoches económicos desses nossos “raríssimos” representantes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.