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Empresa de robôs domésticos quer mapear casas e vender as informações

Os robôs de limpeza estão presentes nas casas de muitas pessoas há alguns anos e todos sabem que, de certo modo, podem ter a sua privacidade violada, já que estas tecnologias podem monitorizar os indivíduos 24 horas por dia.

A inovação tem feito com que estas pequenas máquinas mapeiem as habitações, aprendam com os moradores e funcionem de maneira completamente autónoma. Aproveitando essas possibilidades, a iRobot, fabricante de robôs domésticos de limpeza, como o Roombas, tem planos de comercializar os dados recolhidos dentro das casas das pessoas.

De acordo com Colin Angle, CEO da iRobot, a empresa deve chegar em breve a um acordo com empresas como a Amazon, Apple e Google para disponibilizar as informações mapeadas e recolhidas pelos seus robôs.

“Há todo um ecossistema de coisas e serviços que as casas inteligentes podem entregar quando se tem um mapa rico da casa que o utilizador permitiu que seja compartilhado”, explicou Angle.

Segundo a empresa, a intenção é recolher informações como a distância entre os móveis e o tamanho da casa, e compartilhá-las com assistentes digitais de empresas de tecnologia. Estes dados podem ajudar as empresas a desenvolver serviços que possam melhorar a experiência doméstica dos indivíduos.

No entanto, há sempre a questão delicada da privacidade. Dentro da política de privacidade do aspirador Roombas existe uma cláusula que permite vender as informações recolhidas pelos robôs, afirmando que a empresa pode “compartilhar as suas informações pessoais com terceiros em relação a qualquer transação, como uma fusão, venda da totalidade ou uma parte dos ativos, reorganização, financiamento, etc.”

Assim, torna-se difícil para os indivíduos conseguirem saber exatamente a quem é que os dados sobre a habitação estão a ser entregues.

No caso da iRobot, a dúvida é se a empresa tem liberdade total para comercializar as informações ou se apenas as empresas interessadas em adquirir parte da iRobot poderão ter acesso aos dados. Aliás, a empresa pode atualizar a sua política de privacidade a qualquer momento enquanto se prepara para embarcar neste novo tipo de negócio.

ZAP // Canaltec

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