É uma inovação mundial que anda a ser testada há quase três anos. Paulo Anjos, director-geral da Dorel Juvenile Portugal, em Vila do Conde, garante que, em setembro, vai começar a produzir as primeiras cadeiras de bebé para automóvel com airbags instalados no arnês que protege a criança.
As cadeiras vão ser integralmente produzidas em Portugal e distribuídas para toda a Europa. Estão atualmente em testes finais no laboratório próprio de crash test que detém a marca, em França, e quase prontas a entrar no mercado, depois das homologações finais.
A AxissFix Air, o modelo da cadeira Maxi-Cosi, da Bebé Confort, vai ter um airbag ativo na própria cadeira e é um dos quatro novos modelos que a Dorel vai começar a produzir – e que já a “obrigou” a alargar a área de produção e a antecipar em 25% o aumento de atividade de produção que vai registar em 2017, face ao ano anterior.
De acordo com as contas do grupo Dorel, de origem canadiana, a unidade portuguesa faturou 47 milhões de euros em 2016. E, de Vila do Conde, saíram 600 mil cadeirinhas para automóvel, 80% destinadas ao mercado europeu, e 15% ao mercado ibérico
A pequena unidade industrial que abriu em Vila do Conde em 1988, com pouco mais de uma dezena de funcionários para confecionar forras para as cadeirinhas da marca Bebé Confort, é hoje em dia um parque logístico e industrial onde trabalham cerca de 400 pessoas.
ZAP // Bom Dia