A empresa que gere os transportes públicos de Madrid vai afixar, nas próximas semanas, um aviso para evitar o chamado “manspreading“.
Conseguir um lugar para viajar sentado nos transportes públicos já é por si só um desafio mas, por vezes, existem outros inconvenientes como, por exemplo, quando o passageiro do lado se senta com as pernas abertas e ocupa mais do que um lugar.
Para evitar este tipo de problema, a empresa municipal de transportes de Madrid (EMT) decidiu colocar um aviso, que vai começar a ser afixado nas próximas semanas, que proíbe esse comportamento conhecido por “manspreading“.
Através de comunicado, a companhia espanhola afirmou que o objetivo da campanha é fazer com que os passageiros do sexo masculino se lembrem sobre “a necessidade de manter o comportamento cívico e respeitar o espaço de todos”.
A iniciativa surgiu depois de uma petição criada por um grupo de mulheres que arrecadou mais de 12 mil assinaturas. No documento, apelava-se para o facto de ser muito comum ver mulheres nos transportes públicos “com as pernas fechadas e muito desconfortáveis por causa de um homem sentado no lugar ao lado que está a invadir o seu espaço“.
Esta medida implementada nos transportes públicos da capital espanhola segue exemplos anteriores de cidades como Nova Iorque, nos EUA, ou em Tóquio, no Japão.
ZAP // Hypeness
E por cá? Será que isso também acontece? LOL
Será que também vamos copiar o Lóbi Manifesto feminista? LOL
O exemplo dado na foto, dá- nos uma ideia errada, sobre o modo como a maioria dos homens se sentam nos transportes públicos. Para casos como o mostrado, o “cavalheiro” devia ser chamado à atenção pelas senhoras e caso persistisse, alertar o condutor ou mesmo a polícia.