Já é habitual no mundo dos negócios da tecnologia e entretenimento ver uma empresa comprar outra – é até algo relativamente comum. No entanto, a coisa muda um pouco de figura quando falamos de duas gigantes, como é o caso de Apple e da Disney.
Segundo rumores que surgiram com alguma insistência nos últimos dias, a Maçã de Cupertino estará a ponderar comprar nada menos do que a Casa do Mickey e todas as marcas que se encontram debaixo do seu tecto.
O boato surgiu depoisde o analista de mercado Steven Cahall ter enviado uma nota aos seus clientes com a sugestão de que essa aquisição poderia acontecer.
Cahall não dá muitos detalhes acerca da origem da informação, nem sobre o que se pode de facto esperar dela, mas foi o suficiente para deixar meio mundo em polvorosa com a possibilidade.
Segundo o Business Insider, num mercado de entretenimento numa constante guerra pela atenção (e pelo dinheiro) dos utilizadores, vencerá quem tiver conteúdo que motive esses utilizadores a comprar produtos relacionados. E a Disney sempre foi uma referência no tema, seja com as suas animações ou o recém-adquirido universo Marvel e Star Wars.
Outros analistas apontam no mesmo sentido. Samantha Greenberg, da Margarete Capital, diz, numa carta enviadas aos investidores, que a compra da Disney pela Apple seria a aquisição mais lógica para a empresa fundada por Steve Jobs. Segundo a analista, isso expandiria o valor da marca ainda mais.
John Malone, da Liberty Media, concorda com esse ponto de vista, e lembra que ter controle sobre a ESPN — que também pertence à Disney — seria mais do que interessante para os negócios da Apple.
Apesar do optimismo e excitação do mercado, a verdade é que não há nenhum indicativo concreto que tal venha realmente a acontecer.
Mas a junção das duas gigantes formaria um colosso do entretenimento e da tecnologia. A Disney detém os direitos de franquias muito valiosas, e activos bastante populares. Nas mãos da Apple, isso tornar-se-ia mais um atractivo para as suas plataformas.
A exclusividade dos filmes e conteúdos Disney no iTunes seria um golpe violento na estratégia de crescimento da Netflix, por exemplo.
Mas, uma vez mais, tudo não passa de um rumor.
Os analistas de marcado acreditam que a capitalização de 200 mil milhões de dólares da Apple possa ser o suficiente para concretizar a compra, mas numa operação deste tipo há sempre factores que vão para além do dinheiro.
No entanto, caso as duas marcas realmente se juntem, é mais do que certo que a quantidade de dinheiro envolvida não será nada pequena. O cofre do Tio Patinhas — que também é da Disney — vai ser pouco para guardar todas as moedas envolvidas na milionária trransacção.
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Se assim for será muito triste para o mundo inteiro!