Alguns contribuintes estão a receber emails falsos que fazem parte de um esquema fraudulento com o objetivo de o destinatário descarregar software malicioso.
O e-mail é enviado como sendo um “aviso importante”, tem o logótipo da Autoridade Tributária e Aduaneira. Na mensagem enviada é pedido aos cidadãos que regularizem as dívidas ao Fisco através do download de um “ficheiro e-fatura”, para não serem colocados na “Lista de Devedores”.
Esta técnica é conhecida como “phishing” e, como o nome propõe, é uma forma de fraude eletrónica caracterizada pela tentativa de “pescar” dados pessoais de diversos tipos – senhas, número de cartões de crédito, entre outros.
A Autoridade Tributária já publicou uma nota no Portal das Finanças, na qual explica que o ficheiro apresentado tem com conteúdo malicioso e que os contribuintes “em caso algum” deverão efetuar a operação que é pedida no e-mail falso.
As Finanças recomendam ainda aos contribuintes que leiam o folheto informativo sobre segurança informática, disponibilizado online.
No assunto do email que recebi: “E-mails falsos das Finanças”!
Clico e afinal não são as Finanças que andam a mandar e-mails falsos; o mesmo já não se pode dizer dos títulos sempre muito “sugestivos” do ZAP!…
Caro Eu!
Não estamos a perceber a sua desorientação.
Se fossem enviados pelas Finanças, não eram falsos.
Ok… então se os emalis não são da Finanças, porque razão o titulo é: “E-mails falsos das Finanças”!??
Para mim, um título aceitável seria algo assim: “E-mails falsos enviados em nome das Finanças”!
Mas, se calhar sou eu que sou muito exigente…
O que me desorienta um pouco é falta de rigor e de profissionalismo!…