O Canadá aboliu esta quinta-feira o visto para os mexicanos, uma medida imposta pelo anterior Governo em resposta a um fluxo de requerentes de asilo oriundos do México.
O Governo liberal canadiano considerou que “o levantamento da obrigação de visto sublinha a grande importância que o Canadá atribui à amizade com o México”.
Nos Estados Unidos, o Presidente eleito, por sua vez, quer reforçar a proteção no acesso ao território norte-americano para os mexicanos.
No final da cimeira das Américas, em junho passado, em Otava, o primeiro-ministro Justin Trudeau, e o presidente do México, Enrique Peña Nieto, chegaram a acordo sobre esta medida.
A obrigação de visto era um ponto de divergência entre os dois países, desde que a medida foi imposta pelo anterior Governo conservador de Stephen Harper.
Durante a campanha, Trudeau prometeu acabar com esta exigência de visto para os cidadãos mexicanos.
Com esta decisão, as relações bilaterais entre o Canadá e o México vão melhorar e “contribuir para aumentar as oportunidades comerciais e de negócios, bem como as possibilidades de investimento”, considerou John McCallum, ministro da Imigração canadiano.
/Lusa