A libra tem tido quedas sucessivas nos últimos dias, mas esta sexta-feira de madrugada caiu abruptamente 6% em apenas dois minutos. Ninguém sabe explicar tamanha queda – mas é possível que tenha sido apenas um erro técnico.
As recentes declarações da primeira-ministra britânica Theresa May, apontando o calendário de negociações com a União Europeia para concretizar o Brexit, têm levado a quedas sucessivas da libra esterlina.
Na terça-feira noticiava-se uma nova queda para o valor mais baixo dos últimos 31 anos face ao dólar, e nesta sexta-feira de madrugada a libra voltou a cair para novo mínimo histórico, uma queda de mais de 6% em apenas dois minutos.
O Dinheiro Vivo nota que a libra “tocou os 1,1789 dólares, tendo atingido a maior queda desde o referendo de 26 de Junho, quando tombou 11%”.
Ninguém sabe ainda explicar o que justifica esta queda tão significativa, mas é possível que tudo tenha sido um “erro técnico”, refere o DV.
A BBC anuncia que o Banco de Inglaterra já está a investigar o caso e salienta que podem ter sido os “sistemas de negociação automatizados a reagir a uma notícia“, dando ordens de venda em função disso.
A estação britânica cita uma informação do Financial Times com declarações de François Hollande, presidente de França, a exigir que a União Europeia proceda a “negociações duras” com vista ao Brexit, realçando que esse pode ter sido o “gatilho” que disparou o processo informático.
“Um computador podia estar programado para procurar notícias negativas sobre o Brexit com a ordem de vender se encontrasse alguma”, salienta a BBC.
“Por estes dias, alguns algoritmos negociam nas “costas” de sites de notícias e mesmo nas tendências dos sites de redes sociais como o Twitter”, explica a directora de investigação da correctora City Index, Kathleen Brooks, à BBC.
“Assim, um dilúvio de notícias negativas sobre o Brexit pode ter levado um algoritmo a tomar isso como um sinal significativo de venda para a libra”, diz Brooks.
Outra explicação para o sucedido, segundo a BBC, é que a queda se tenha devido a “um simples erro”, o chamado “fat finger” – que acontece quando alguém introduz um número errado de forma “trapalhona” numa transacção.
ZAP
Ide contar estorinhas a outros….
hahahahahhah! 🙂 hahahahahhah! hahahahahhah!
De madrugada deve ter sido algum mau sonho!
Nada admira mais…depois dos ensaios com os Paises pobres agora novas formas teem de surgir para gamar os Povos dos Paises “ricos”…Bretanha leva com desvalorizaçoes da moeda ( quanto já devem ter perdido só com isso ? alguem sabe fazer essas contas ? ) e na Germania já estao a avisar que o Deutche Bank tá a derrapar…mas que grandes ideias de sacar o Herario Publico…e nós sonsos a olhar como um boi para o paraiso.