A esposa de Durão Barroso faleceu esta quinta-feira, aos 60 anos de idade, vítima de um cancro no útero.
Diagnosticada com cancro no útero no ano de 2014, Margarida de Sousa Uva não resistiu à doença e, com apenas 60 anos, sucumbiu na manhã desta quinta-feira, em casa, junto daqueles que lhe eram mais queridos.
Casada há 26 anos com o ex-Presidente da Comissão Europeia, e mãe de três filhos, Margarida dividia-se entre o apoio à carreira política do marido, a família e o cargo de vice-presidente da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas.
Quando soube da doença, a mulher de Durão Barroso não baixou os braços e optou por ser operada além fronteiras, mantendo assim a privacidade que o momento exigia.
A sua última aparição pública aconteceu pouco tempo depois – novembro de 2014 – ao lado do marido, quando foi condecorado pelo ex-Presidente da República, Cavaco Silva, não levantando qualquer suspeita sobre o período difícil que estava a viver, apesar de usar peruca para disfarçar a falta de cabelo causada pela enfermidade.
Desde então foram várias as vezes que a sua ausência foi notada. No entanto, por sofrer de fibromialgia há vários anos e por a família ter estado durante um longo período nos Estados Unidos onde Durão Barroso assumiu o cargo de professor na universidade de Princeton até maio último, não levantou suspeitas de que a mulher do ex-Primeiro Ministro pudesse ter piorado.
Os meus sentimentos.
Triste prematura partida. Que descanse em paz.
As minhas condolências à família.