São cada vez maiores e mais inusitadas as inovações levadas a cabo no ramo automóvel, contudo, poucas serão as que aliam a tecnologia automóvel às artes.
Numa iniciativa única, a marca automóvel Lexus criou para um só carro um mecanismo que desenha o retrato do condutor durante a condução.
O desenho, criado em tempo real é feito de forma automática e utilizando a força da aceleração, o estilo de condução, o combustível gasto ou a velocidade em dados usados depois pelo sistema para pintar com maior ou menor intensidade cada retrato. Os sensores utilizados detectando uma condução mais agressiva criam um retrato com traços essencialmente escuros e carregados em tons de vermelho enquanto que com uma condução mais suave a pintura é elaborada com traços mais detalhados e tons maioritariamente azuis.
O dono deste modelo único é agora o coleccionador de arte Walter Vanhaerent, num projecto que resultou de uma experiência de marketing da agência belga Happiness Brussels. O resultado pode ser visto no link: Art is Motion.
Os fascinados com o projecto que sonhem um dia poder ficar com um exemplar, poderão usar o site para licitar o valor pretendido, que o mesmo será registado para um eventual leilão no futuro.
Renata Castro, ZAP