Os descontos anunciados pelo Governo para as ex-SCUT deveriam ser aplicados este verão mas afinal ainda não têm uma data prevista.
A notícia, avançada esta sexta-feira pelo Jornal de Notícias, adianta que o Governo decidiu congelar os descontos nas portagens das autoestradas do interior e do Algarve.
A medida tinha sido anunciada em maio passado pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que garantia que as reduções iam começar a partir deste verão.
Porém, fonte do Ministério admitiu agora ao JN que, para já, é “impossível avançar com datas” e que a redução do valor das portagens só vai acontecer quando “houver condições para o fazer”, simultaneamente, em todo o país.
Segundo o diário, o impasse na aplicação desses descontos deve-se às negociações com a empresa concessionária da A23, que liga Guarda a Torres Novas.
Contactado pela Renascença, o Ministério do Planeamento reafirmou a intenção de aplicar os descontos nas antigas SCUT ainda este verão mas não sabe adiantar uma data exata.
A fonte do Ministério diz ainda que as negociações com a concessionária vão no bom caminho e que em breve há novidades sobre este assunto.
Além da A23, a medida do Governo também deverá contemplar a A22, no Algarve e a A24 e a A25, ou seja, as auto-estradas do interior norte e da Beira Alta e Beira Litoral.
ZAP