A proposta apresentada esta quarta-feira no parlamento pelo Bloco de Esquerda, no sentido de permitir a mudança de sexo aos 16 anos, foi alvo de comentários de Manuela Moura Guedes.
Depois de ter exigido que o Cartão do Cidadão se passe a designar Cartão da Cidadania, o Bloco de Esquerda apresentou agora no parlamento uma proposta de lei para antecipar dos 18 para os 16 anos a idade legal para mudança de sexo.
A jornalista e apresentadora usou o seu perfil do Facebook para criticar estas propostas “sui generis”, que considera “concebidas literalmente por verdadeiros blocos”.
“Estes originais andam mesmo obcecados com o Cartão de Cidadão e com o género”, escreve Manuela Moura Guedes.
“Querem baixar a idade da mudança de sexo para os 16 anos e que a decisão de o fazer dependa unicamente do/a adolescente, como se não fosse um passo vital que exige maturidade e a ponderação de vários factores”, aponta Manuela Moura Guedes.
O Bloco de Esquerda defende que, uma vez que se pode casar, trabalhar, pagar impostos e responder criminalmente aos 16 anos de idade, também “deve ser reconhecido a qualquer pessoa o direito à autodeterminação de género”.
A proposta surge depois de em abril o partido ter um projecto de resolução para mudar o nome do Cartão de Cidadão para Cartão de Cidadania, alegando que o nome do Cartão do Cidadão é “sexista”.
ZAP
Espero que estas ideias vindas destas mulheres nao sejam levadas a serio. Espero. Uma pessoa com 16 anos nao tem maturidade para uma decisao destas. Nem aos 18… Algumas ou quase todas… Travem esta gente. Esta a ficar insoportavel estas atitudes em serie!
Coitada da Manuela Moura Guedes e pior é quem lhe dá ouvidos!…
Olha a M M Gedes a tentar falar de coisas sérias – como se ela tivesse “maturidade e ponderação” para discutir o que quer que seja!…
.
Relativamente a esta alteração à lei, é no mínimo estupida!!
Nao podem beber uma cerveja aos 16 anos, mas podem decidir mudar de sexo?!
Enfim…