O manto terrestre nas regiões do sudeste dos Estados Unidos está a separar-se das camadas de crosta terrestre localizadas imediatamente acima – o que pode causar terremotos em zonas onde não são comuns.
Segundo o Live Science, o fenómeno poderá provocar tremores de terra em regiões onde se considera habitualmente não haver perigo de sismos, como a área de Washington e as cidades da costa leste norte-americana.
No entanto, alguns cientistas consideram não haver motivo de preocupação.
“Não vale a pena preocuparmo-nos. Não acho que a situação vá mudar muito no futuro, nem no nosso tempo, nem no tempo dos nossos netos e bisnetos”, diz Berk Biryol, sismologista da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
“Os processos geológicos levam muitos anos. Processos semelhantes levam milhões de anos”, diz o geólogo.
Segundo o investigador, nos últimos anos registaram-se uma série de abalos sísmicos na área de Washington e em outras cidades do leste do país, cuja ocorrência deixou os sismólogos perplexos.
Acontece que o leste dos Estados Unidos está localizado numa plataforma tectónica estável, onde à partida não devem ocorrer abalos sísmicos.
Biryol e os colegas tentaram descobrir este enigma geológico “fotografando” o subsolo do planeta, np leste do território norte-americano, com a ajuda de um radar.
Com estas “fotos”, a equipa de Berk Biryol criou um mapa a três dimensões das três camadas de rochas principais.
Este mapa revelou um facto surpreendente: a espessura da crosta sob Washington e outras cidades do leste dos Estados Unidos é extremamente desigual.
Em algumas áreas, a crosta é grossa, mas em outras zonas é fina – às vezes, muitíssimo fina.
Estas diferenças, de acordo com Biryol, são a razão pela qual os terramotos ocorrem nesta região.
De acordo com o geólogo, estas diferenças são consequência da separação do manto das camadas da crosta terrestre localizadas acima dele – o que faz com que o manto “se afunde” para o interior do planeta, tornando a crosta muito fina nesses locais.
O cientista sublinha que este fenómeno não representa uma ameaça para a segurança dos habitantes da costa leste dos EUA – embora possa dar origem pequenos sismos.
E a pequenos sustos a quem mão está habituado a eles, como os habitantes da costa oeste, na outra ponta do continente.
ZAP
Ena ….porra vamos ficar sem os americanos…..
Tudo bem, eu nem estava a planear ir para esses lados nos proximos milhões de anos !
Entretanto a espécie humana desaparecerá muito antes o que poderá ser uma sorte para alguma outra espécie de ser vivo que ainda exista na Terra.
Até que enfim leio algo de acordo com o que me parece o mais sensato.
Apoiado Sr. Vasco
Infelizmente o ser humano é tão abominável, que não faz cá falta nenhuma!! Natureza e animais = Planeta Saudável
Quem com HAARP mata com HAARP há-de morrer.
Ainda falta muito?
Muito me apraz ouvir falar de HAARP e outras tecnologias que durante anos se tentaram esconder do público. Nos comentários deste site deu pra perceber que as pessoas estão mais informadas do que inicialmente eu pensava. É bom que se saiba o que os americanos, israelitas, chineses e outros andam fazendo para exterminar milhões de pessoas sem que sejam detectados ou sequer suspeitos de qualquer ato criminoso, seja ele directo ou indirecto.