/

Manto da Terra nos EUA está a separar-se da crosta terrestre

6

O manto terrestre nas regiões do sudeste dos Estados Unidos está a separar-se das camadas de crosta terrestre localizadas imediatamente acima – o que pode causar terremotos em zonas onde não são comuns.

Segundo o Live Science, o fenómeno poderá provocar tremores de terra em regiões onde se considera habitualmente não haver perigo de sismos, como a área de Washington e as cidades da costa leste norte-americana.

No entanto, alguns cientistas consideram não haver motivo de preocupação.

“Não vale a pena preocuparmo-nos. Não acho que a situação vá mudar muito no futuro, nem no nosso tempo, nem no tempo dos nossos netos e bisnetos”, diz Berk Biryol, sismologista da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

“Os processos geológicos levam muitos anos. Processos semelhantes levam milhões de anos”, diz o geólogo.

Segundo o investigador, nos últimos anos registaram-se uma série de abalos sísmicos na área de Washington e em outras cidades do leste do país, cuja ocorrência deixou os sismólogos perplexos.

Acontece que o leste dos Estados Unidos está localizado numa plataforma tectónica estável, onde à partida não devem ocorrer abalos sísmicos.

Biryol e os colegas tentaram descobrir este enigma geológico “fotografando” o subsolo do planeta, np leste do território norte-americano, com a ajuda de um radar.

Com estas “fotos”, a equipa de Berk Biryol criou um mapa a três dimensões das três camadas de rochas principais.

Este mapa revelou um facto surpreendente: a espessura da crosta sob Washington e outras cidades do leste dos Estados Unidos é extremamente desigual.

Em algumas áreas, a crosta é grossa, mas em outras zonas é fina – às vezes, muitíssimo fina.

Estas diferenças, de acordo com Biryol, são a razão pela qual os terramotos ocorrem nesta região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com o geólogo, estas diferenças são consequência da separação do manto das camadas da crosta terrestre localizadas acima dele – o que faz com que o manto “se afunde” para o interior do planeta, tornando a crosta muito fina nesses locais.

O cientista sublinha que este fenómeno não representa uma ameaça para a segurança dos habitantes da costa leste dos EUA – embora possa dar origem pequenos sismos.

E a pequenos sustos a quem mão está habituado a eles, como os habitantes da costa oeste, na outra ponta do continente.

ZAP

6 Comments

  1. Entretanto a espécie humana desaparecerá muito antes o que poderá ser uma sorte para alguma outra espécie de ser vivo que ainda exista na Terra.

    • Até que enfim leio algo de acordo com o que me parece o mais sensato.
      Apoiado Sr. Vasco
      Infelizmente o ser humano é tão abominável, que não faz cá falta nenhuma!! Natureza e animais = Planeta Saudável

  2. Muito me apraz ouvir falar de HAARP e outras tecnologias que durante anos se tentaram esconder do público. Nos comentários deste site deu pra perceber que as pessoas estão mais informadas do que inicialmente eu pensava. É bom que se saiba o que os americanos, israelitas, chineses e outros andam fazendo para exterminar milhões de pessoas sem que sejam detectados ou sequer suspeitos de qualquer ato criminoso, seja ele directo ou indirecto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.