Manto da Terra nos EUA está a separar-se da crosta terrestre

O manto terrestre nas regiões do sudeste dos Estados Unidos está a separar-se das camadas de crosta terrestre localizadas imediatamente acima – o que pode causar terremotos em zonas onde não são comuns.

Segundo o Live Science, o fenómeno poderá provocar tremores de terra em regiões onde se considera habitualmente não haver perigo de sismos, como a área de Washington e as cidades da costa leste norte-americana.

No entanto, alguns cientistas consideram não haver motivo de preocupação.

“Não vale a pena preocuparmo-nos. Não acho que a situação vá mudar muito no futuro, nem no nosso tempo, nem no tempo dos nossos netos e bisnetos”, diz Berk Biryol, sismologista da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

“Os processos geológicos levam muitos anos. Processos semelhantes levam milhões de anos”, diz o geólogo.

Segundo o investigador, nos últimos anos registaram-se uma série de abalos sísmicos na área de Washington e em outras cidades do leste do país, cuja ocorrência deixou os sismólogos perplexos.

Acontece que o leste dos Estados Unidos está localizado numa plataforma tectónica estável, onde à partida não devem ocorrer abalos sísmicos.

Biryol e os colegas tentaram descobrir este enigma geológico “fotografando” o subsolo do planeta, np leste do território norte-americano, com a ajuda de um radar.

Com estas “fotos”, a equipa de Berk Biryol criou um mapa a três dimensões das três camadas de rochas principais.

Este mapa revelou um facto surpreendente: a espessura da crosta sob Washington e outras cidades do leste dos Estados Unidos é extremamente desigual.

Em algumas áreas, a crosta é grossa, mas em outras zonas é fina – às vezes, muitíssimo fina.

Estas diferenças, de acordo com Biryol, são a razão pela qual os terramotos ocorrem nesta região.

De acordo com o geólogo, estas diferenças são consequência da separação do manto das camadas da crosta terrestre localizadas acima dele – o que faz com que o manto “se afunde” para o interior do planeta, tornando a crosta muito fina nesses locais.

O cientista sublinha que este fenómeno não representa uma ameaça para a segurança dos habitantes da costa leste dos EUA – embora possa dar origem pequenos sismos.

E a pequenos sustos a quem mão está habituado a eles, como os habitantes da costa oeste, na outra ponta do continente.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Entretanto a espécie humana desaparecerá muito antes o que poderá ser uma sorte para alguma outra espécie de ser vivo que ainda exista na Terra.

    • Até que enfim leio algo de acordo com o que me parece o mais sensato.
      Apoiado Sr. Vasco
      Infelizmente o ser humano é tão abominável, que não faz cá falta nenhuma!! Natureza e animais = Planeta Saudável

  2. Muito me apraz ouvir falar de HAARP e outras tecnologias que durante anos se tentaram esconder do público. Nos comentários deste site deu pra perceber que as pessoas estão mais informadas do que inicialmente eu pensava. É bom que se saiba o que os americanos, israelitas, chineses e outros andam fazendo para exterminar milhões de pessoas sem que sejam detectados ou sequer suspeitos de qualquer ato criminoso, seja ele directo ou indirecto.

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …