Manto da Terra nos EUA está a separar-se da crosta terrestre

O manto terrestre nas regiões do sudeste dos Estados Unidos está a separar-se das camadas de crosta terrestre localizadas imediatamente acima – o que pode causar terremotos em zonas onde não são comuns.

Segundo o Live Science, o fenómeno poderá provocar tremores de terra em regiões onde se considera habitualmente não haver perigo de sismos, como a área de Washington e as cidades da costa leste norte-americana.

No entanto, alguns cientistas consideram não haver motivo de preocupação.

“Não vale a pena preocuparmo-nos. Não acho que a situação vá mudar muito no futuro, nem no nosso tempo, nem no tempo dos nossos netos e bisnetos”, diz Berk Biryol, sismologista da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

“Os processos geológicos levam muitos anos. Processos semelhantes levam milhões de anos”, diz o geólogo.

Segundo o investigador, nos últimos anos registaram-se uma série de abalos sísmicos na área de Washington e em outras cidades do leste do país, cuja ocorrência deixou os sismólogos perplexos.

Acontece que o leste dos Estados Unidos está localizado numa plataforma tectónica estável, onde à partida não devem ocorrer abalos sísmicos.

Biryol e os colegas tentaram descobrir este enigma geológico “fotografando” o subsolo do planeta, np leste do território norte-americano, com a ajuda de um radar.

Com estas “fotos”, a equipa de Berk Biryol criou um mapa a três dimensões das três camadas de rochas principais.

Este mapa revelou um facto surpreendente: a espessura da crosta sob Washington e outras cidades do leste dos Estados Unidos é extremamente desigual.

Em algumas áreas, a crosta é grossa, mas em outras zonas é fina – às vezes, muitíssimo fina.

Estas diferenças, de acordo com Biryol, são a razão pela qual os terramotos ocorrem nesta região.

De acordo com o geólogo, estas diferenças são consequência da separação do manto das camadas da crosta terrestre localizadas acima dele – o que faz com que o manto “se afunde” para o interior do planeta, tornando a crosta muito fina nesses locais.

O cientista sublinha que este fenómeno não representa uma ameaça para a segurança dos habitantes da costa leste dos EUA – embora possa dar origem pequenos sismos.

E a pequenos sustos a quem mão está habituado a eles, como os habitantes da costa oeste, na outra ponta do continente.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Entretanto a espécie humana desaparecerá muito antes o que poderá ser uma sorte para alguma outra espécie de ser vivo que ainda exista na Terra.

    • Até que enfim leio algo de acordo com o que me parece o mais sensato.
      Apoiado Sr. Vasco
      Infelizmente o ser humano é tão abominável, que não faz cá falta nenhuma!! Natureza e animais = Planeta Saudável

  2. Muito me apraz ouvir falar de HAARP e outras tecnologias que durante anos se tentaram esconder do público. Nos comentários deste site deu pra perceber que as pessoas estão mais informadas do que inicialmente eu pensava. É bom que se saiba o que os americanos, israelitas, chineses e outros andam fazendo para exterminar milhões de pessoas sem que sejam detectados ou sequer suspeitos de qualquer ato criminoso, seja ele directo ou indirecto.

RESPONDER

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …