As obras realizadas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, realizadas entre janeiro de 2016 e março último, causaram a morte de onze operários.
De acordo com o levantamento, feito pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro e citado pela imprensa local, a linha 4 do metropolitano registou o maior número de mortes: três.
Outros acidentes ocorreram nas obras circundantes do Parque Olímpico, no Museu da Imagem e do Som, no Museu do Amanhã, nas obras de ampliação do Elevado de Joá, na Nova Subida da Serra, na Supervia e na Transolímpica.
Elaine Castilho, auditora fiscal e coordenadora do trabalho de fiscalização, acrescentou que houve ainda dois casos de acidentes graves, nomeadamente um choque elétrico no Parque Olímpico e uma amputação da perna de outro funcionário na Transbrasil.
“É uma equipa de futebol de mortos. Isso tudo causado por falta de planeamento, sem dúvida. É a correria na hora de finalizar”, lamentou.
A Superintendência realizou 260 ações de fiscalização, com 1.675 autos de infração e 38 interdições e embargos.
Segundo o superintendente do Trabalho e Emprego do Rio, Robson Leite, citado pelo jornal Globo, os motivos das mortes são “falta de planeamento e corrida para cumprir o cronograma (de obras)”.
“Acidente não acontece por acaso. Acontece por negligência, ou por falta de prevenção. A prefeitura vem falhando em relação à segurança do trabalho. Você tem que ter o Estado impedindo que as pessoas morram”, referiu.
Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro realizam-se entre os dias 5 e 21 de agosto.
Rio 2016
-
5 Setembro, 2017 Brasil abre inquérito por corrupção nos Jogos Olímpicos 2016
-
16 Setembro, 2016 José Macedo conquista mais uma medalha de bronze no boccia
-
12 Setembro, 2016 Mais uma medalha: Portugal conquista bronze na boccia
O Brasil é um dos pises mais “bluf” do mundo. Até aqui, andavam a dizer que era por terem sido colonizados… Mas já são independentes há mais de 200 anos e continuam um país de tribos tal como os angolanos, etc. Brindam na corrupção, no nepotismo, na impunidade, no crime sem castigo e num largo rol de delinquências sem que haja uma mão firme que diga basta! Todos são cúmplices. Já os meus bisavôs diziam que o Brasil era um país lindíssimo e com recursos enormes mas que, se não fosse governado por gente ferreamente racional se tornaria numa província de bananas para macacos. E eis que a profecia bate certo, com desgosto nosso, pois que fomos expropriados em mais de um milhão de hectares. Mas o que lá vai… lá vai!
Eehehehheheh vai-la vai até a BARRACA CUBATA ABANAiiiiiiica CAUFUSÃO ja ninguem se entende e qualquer dia PORTUGAL não é so de BANANAS é tambem de CAUCHUS ,XUXUS.AS etcetc ficam ou ficamos com o VIRUSZICA do PANTANAL,e zUMBA ZUMBA na CANECA PORTUCALE iiiiiiiiiiehehehehe…..
A.G.P.