O candidato de extrema-direita Norbert Hofer venceu a primeira volta das presidenciais na Áustria, com 35,3% dos votos, e vai disputar a segunda volta com o economista ecologista Alexander Van der Bellen.
A liderança do candidato do partido ultranacionalista FPÖ (Partido da Liberdade da Áustria) é o melhor resultado da extrema-direita austríaca numa eleição nacional desde a Segunda Guerra Mundial.
Com 71% dos votos contados, o candidato do partido ecologista – dado como favorito antes do escrutínio – fica em segundo lugar, com 21,3% dos votos, à frente da candidata independente Irmgard Griss, com 18,9%, de acordo com uma projeção da televisão pública ORF para as eleições para apurar o sucessor do social-democrata Heinz Fischer.
Os candidatos da coligação governamental formada pelo Partido Social Democrata (SPÖ) e pelos conservadores democrata-cristãos do ÖVP – os dois grandes partidos no poder desde 1945 – ficaram afastados da segunda volta.
Nomeadamente, o democrata-cristão Andreas Khol foi o quarto mais votado com 11,2% dos votos, e o social-democrata Rudolf Hundstorfer ficou com 10,9%.
A segunda volta das presidenciais está marcada para 22 de maio.
ZAP
Estes alemães de segunda, tem mesmo a mania!…