Os anúncios em que mulheres ou homens sejam reduzidos a objectos sexuais ou com mensagens discriminatórias têm os dias contados na Alemanha. Placards e outdoors com pessoas a fumar também deverão ser banidos de locais públicos.
O anúncio de uma loja de electrónica com uma mulher com um decote insinuante ou um homem a bebe cerveja numa banheira de hidro-massagem com várias mulheres semi-nuas à sua volta – na Alemanha o sexismo está presente por todo o lado na publicidade.
Mas isso poderá mudar em breve.
De acordo com uma reportagem divulgada este sábado pela revista Der Spiegel, o ministro da Justiça da Alemanha, Heiko Maas, pretende proibir publicidade que seja considerada sexista.
De acordo com os planos do governo, cartazes ou anúncios em que mulheres ou homens sejam reduzidos a objectos sexuais podem vir a ser proibidos.
Em caso de litígio, um tribunal tomará a decisão.
Actualmente, os órgãos alemães de controle de publicidade só podem intervir contra peças de conteúdo considerado fortemente desumano.
Também outros sectores da indústria de publicidade devem sofrer restrições.
Depois de muita discussão, deverá vir a ser definida a proibição de publicidade a tabaco.
A Alemanha é o único país da União Europeia onde não há quaisquer restrições para a publicidade ao tabaco em público.
Mas o ministro alemão da Alimentação, Christian Schmidt, anunciou já que pretende proibir a publicidade ao tabaco em outdoors e nos cinemas.
“Acima de tudo, as crianças e os jovens não devem ter a impressão de que o tabagismo é uma diversão inofensiva”, afirma o político.
ZAP / DW