Depois de Obama ter levado “Bo“ e “Sunny” para a Casa Branca, é a vez de um Chefe de Estado português ter em Belém um fiel amigo de quatro patas.
Tem 3 meses, chama-se “Asa” e é o novo companheiro de Marcelo Rebelo de Sousa. Oferecido pela Força Aérea Portuguesa, o jovem pastor alemão nasceu no aeródromo de Manobra Nº1 da Força Aérea em Maceda, Ovar.
“Asa” foi entregue ao presidente da República num encontro com o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello e já faz as delícias do Presidente.
Ao que tudo indica, o cachorro ficará no Palácio de Belém e será treinado pela GNR.
Numa cerimónia militar recente, Marcelo Rebelo de Sousa terá comentado com o secretário de Estado “ter achado muita graça aos cães a marchar”.
Marcos Perestelo falou com o Chefe de Estado Maior da Força Aérea, que por sua vez falou com o Centro de Treino Cinotécnico da FA – onde por acaso havia uma ninhada de pastores alemães acabada de nascer.
Esta é a primeira vez que um Presidente da República português recebe de presente um animal para o acompanhar na sua jornada presidencial.
Ao contrário do que acontece noutros países como os Estados Unidos com Barack Obama e em França, com François Hollande a quem foi oferecido um labrador preto que batizou de “Philae”.
Em 2013, a família Obama, que já tinha escolhido o simpático Bo como mascote presidencial, adoptou mais um cão de água português, de nome Sunny.
ZAP / Move
Tem mais mais.mas um ri-se o outro não.