O papa Francisco vai visitar o antigo campo de concentração alemão de Auschwitz-Birkenau, durante a Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Cracóvia no final de julho.
De acordo com o programa preliminar, no terceiro dia da sua visita à Polônia, Francisco deverá viajar para Auschwitz, no Sul do país, em 29 de julho, revelou Marcin Przeciszewski, presidente da agência de informação católica KAI.
Esta não é a primeira vez que um papa visita Auschwitz. João Paulo II, que nasceu na Polónia, esteve em 1979 no antigo campo de concentração nazi, símbolo do Holocausto dos judeus na Europa.
Também o papa Bento XVI visitou o local, em 2006.
O papa Francisco deverá permanecer cinco dias na Polónia. A sua chegada está prevista para 27 de julho.
O programa prevê que, no segundo dia, Francisco visite o santuário mariano de Czestochowa, onde deverá celebrar uma missa para assinalar o 1.050º aniversário do baptismo da Polónia.
No primeiro dia, como chefe de Estado do Vaticano, Francisco deverá reunir-se com o presidente Andrzej Duda e outros altos funcionários polacos.
O tema central do Dia Mundial da Juventude será a Misericórdia, que o papa Francisco decidiu estender a todo o ano de 2016.
ZAP / ABr