Três astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI) regressaram esta quarta-feira à Terra após uma experiência que antecede uma potencial missão a Marte que envolveu o norte-americano Scott Kelly e o russo Mikhaïl Kornienko.
O cosmonauta russo Sergueï Volkov, o seu compatriota Mikhaïl Kornienko e o norte-americano Scott Kelly aterraram conforme previsto nas estepes do Cazaquistão pelas 4h27, anunciaram o centro de controlo russo e a NASA.
“O módulo Soyuz TMA-18M aterrou a 147 quilómetros da cidade de Zhezkazgan, região de Qarağandı, na República do Cazaquistão”, disse o representante do Centro de Controlo de Missão russo à RIA Novosti.
Kelly e Kornienko passaram 340 dias na EEI para preparar futuras missões a Marte, enquanto Sergueï Volkov esteve seis meses a bordo.
Durante a missão, a tripulação realizou uma série de experiências científicas que a NASA sublinha terem sido muito importantes para abrir caminho para uma missão tripulada a Marte.
Uma delas foi a primeira flor que cresceu no espaço, que Scott Kelly fotografou.
Além disso, os cientistas europeus enviaram para a Estação Espacial pequenos cogumelos que habitualmente crescem nas rochas da Antártida. O Cryomyces antarcticus e o Cryomyces minteri foram plantados a bordo da estação em condições semelhantes às de Marte. Passados 18 meses, mais de 60% das células dos cogumelos permaneceram intactas, ou seja, com o ADN a funcionar.
Os cosmonautas russos Yury Malenchenko e Sergueï Volkov realizaram uma caminhada espacial na EEI numa experiência para reparar a nave espacial, durante a qual tiraram fotos hipnotizantes, entre as quais uma das selfies mais espetaculares de sempre.
Scott Kelly espantou o mundo a jogar ping-pong nas condições de microgravidade, com duas pás hidrofóbicas e uma esfera de água.
Com uma câmera de resolução 4K, a equipa fez um vídeo impressionante de um comprimido efervescente a dissolver-se numa bola de água.
Scott Kelly tirou uma série de fotos da Terra de uma altitude de cerca de 400 quilómetros, revelando a beleza e a fragilidade do nosso planeta. Se quiser explorar as mais de mil fotos do astronauta da NASA, espreite o site Windows on Earth.
Scott Kelly fez até uma brincadeira com o seu colega britânico Tim Peake, perseguindo-o num fato de gorila.
Os membros da tripulação devem ser substituídos pelos russos Aleksey Ovchinin e Oleg Skripochka e pelo norte-americano Jeffrey Williams, que deverão subir a bordo da Soyuz TMA-20M a 19 de março.
AF, ZAP / SN