/

Astrónomos detetaram atmosfera numa super-Terra a apenas 40 anos-luz

4

Descobrir planetas em sistemas solares distantes já não é suficiente para entreter os astrónomos. Agora, foram mesmo capazes de detectar e analisar a atmosfera num deles.

Poderia pensar-se que descobrir um planeta a orbitar uma estrela a dezenas ou centenas de anos-luz seria uma tarefa já bastante complicada, mas isso parece não impedir os cientistas e astrónomos que desejam sempre ir mais além.

O planeta 55 Cancri-e está relativamente próximo nós, a “apenas” 40 anos luz, e é um dos planetas  classificado como uma super-Terra – um planeta rochoso de tamanho superior ao nosso. Neste caso, é cerca de 8 vezes maior que a Terra.

Mas o que torna o 55 Cancri-e tão especial é que foi o primeiro exoplaneta no qual os astrónomos conseguiram detectar a impressão digital espectral que revela a existência de uma atmosfera, e identificar a sua composição.

Infelizmente, este planeta não é um dos potenciais candidatos para o qual eventualmente nos pudéssemos mudar em caso de necessidade.

A sua atmosfera é constituída quase inteiramente por hidrogénio e hélio.

Além disso, o planeta está tão próximo da sua estrela, 55 Cancri, que um “ano” demora apenas 18 horas terrestres… e as temperaturas à superfície podem atingir os 2000°C.

Por isso, será melhor garantirmos que a nossa querida Terra se mantém o mais saudável possível, para que por cá se possa permanecer durante mais alguns milhões de anos… 🙂

Aberto até de Madrugada

4 Comments

  1. Com exceção para que aqueles que trabalham afincadamente para descobrir e investigar saberes novos, os outros são tão ignorantes que nem se apercebem da sua ignorância. Não quero ofender ninguém, até porque me incluo nos restantes, quanto mais agente tenta aprender mais temos a sensação que ainda temos muito que aprender. Somos demasiado novos em termos civilizacionais, para lá chegarmos! Havemos de chegar um dia……..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.