/

90 restaurantes lisboetas de luxo vão ter menus acessíveis

PortugalRestaurantWeek / Facebook

-

Cerca de 90 restaurantes de luxo, no distrito de Lisboa, vão ter menus a 20 euros entre 16 e 26 de Outubro, uma iniciativa solidária que visa promover estilos de vida saudável, segundo a organização.

Esta é a 12.ª edição da Restaurant Week, que chegou a Lisboa em 2009, e como tem vindo a acontecer nas edições anteriores, cada restaurante ficará encarregue de elaborar um menu composto por entrada, prato principal e sobremesa.

A causa social também se mantém, sendo que um euro de cada menu vai reverter a favor de associações como o Movimento Mulheres de Vermelho, o Movimento ao Serviço da Vida e a Aldeias de Crianças S.O.S.

Segundo António Peres, da organização, esta semana gastronómica solidária teve uma maior importância por coincidir com a altura em que a crise económica se acentuou.

A par desta vertente, a iniciativa visa também apelar “a estilos de vida saudáveis” que passam por ter uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico, “gastando o que se come”, salientou o responsável.

Naquela que é também uma oportunidade de democratizar o acesso à restauração de luxo, a organização quer promover o consumo de peixe, nomeadamente dos que têm ómega 3, como é o caso do salmão, a sardinha e o atum, indicou.

“Vamos almoçar e vamos praticar um exercício que está ao serviço de uma causa — que os portugueses sejam cada vez mais saudáveis”, disse António Peres.

As reservas para a Restaurant Week poderão ser feitas através do site do evento ou da aplicação BestTables.

Depois de Lisboa, segue-se a cidade do Porto, de 30 de outubro a 09 de novembro.

A primeira Restaurant Week surgiu em Nova Iorque, em 1992, no âmbito de uma parceria com a Fashion Week (semana da moda), com vista a aumentar o volume de vendas na época baixa da restauração.

Em Portugal, o evento realizou-se pela primeira vez em Lisboa e no Porto em 2009, seguindo-se a cidade de Loulé, no ano seguinte.

Já foram servidas, ao todo, 150 mil refeições no país, das quais resultaram mais de 150 mil euros para fins solidários.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.