820 mil euros para o “lixo”: o sistema em Fátima que nunca foi utilizado

25

Papa Francisco despede-se dos peregrinos em Fátima

Sistema iria ajudar a gerir o tráfego durante a visita do Papa Francisco a Fátima, em 2017. Cinco anos depois, continua parado.

O Papa Francisco esteve em Portugal, em Fátima, em Maio de 2017.

Uma visita que serviu para assinalar o centenário das aparições em Fátima mas que não teve a cobertura mediática de outras visitas porque, no mesmo dia (13 de Maio), Salvador Sobral venceu o Festival Eurovisão da Canção e o Benfica foi tetra-campeão de futebol pela primeira vez.

E a cobertura mediática também não chegou aos 820 mil euros que foram gastos…para nada.

O assunto surge em destaque na edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias: o Sistema Integrado de Mobilidade da Cova da Iria foi desenvolvido precisamente por causa da visita do Papa a Fátima mas, cinco anos depois, continua parado. Nunca foi utilizado.

O sistema iria controlar as entradas e saídas de viaturas nos parques perto do Santuário local. Custou 820 mil euros e iria, supostamente, ser importante para a gestão do tráfego durante essa visita, que mobiliza sempre dezenas ou mesmo centenas de milhares de pessoas.

No entanto, nunca foi activado sequer. Nem em 2017, nem nos anos seguintes, até agora.

Não foi activado e já está parcialmente destruído: “Uns foram vandalizados, outros danificados por manobras de viaturas, nomeadamente de autocarros. Deviam estar mais recuados”, relatou Vicente Reis, morador em Fátima, ao jornal.

A proprietária de um estabelecimento comercial, Isabel Gonçalves, explica que não há marcações de lugares de estacionamento, nos arredores do Santuário de Fátima. Por isso, foi “dinheiro deitado fora” porque primeiro era preciso “arranjar os parques”.

Luís Albuquerque, presidente da Câmara de Ourém, admite que o Executivo local anterior teve uma boa ideia mas faltou planear melhor o processo, essencialmente na requalificação e marcação dos parques de estacionamento do Santuário (que ainda estão em terra batida).

O sistema iria controlar as entradas e saídas de viaturas nos parques mas, avisa o actual presidente da Câmara, o software “não é o mais adequado” e o equipamento não é compatível com a sinalética e com as câmaras de vigilância.

Será possível colocar o sistema a funcionar – mas só com mais investimento.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

25 Comments

  1. As alucinações de Fátima continuam a dar milhões à máfia da Igreja e prejuízo ao país!…
    É mais uma “prenda” que o Salazar deixou ao país…

    • Que triste.
      Passados 48 anos da “Abrilada” ainda é o Salazar que tem culpa de tudo.
      Tudo serve para “validar” a incompetência. Estes em 48 anos não são culpados de nada…

      • PJS: resposta verdadíssima! Também deve ser o Salazar o culpado de estarmos cada vez mais instalados na cauda europeia! A Ucrânia se entrar na UE e depois desta devastação total imposta pelo regime bárbaro de Moscovo, depressa recuperará e nos ultrapassará! A competência e valores morais sempre parece terem algum valor!

      • Parem com isso. O que é preciso é rezar, como Nossa Senhora pediu. Rezar o Terço, rezar com o coração.

      • Vc tem razão Maria! Cada avé maria ou pai nosso que é rezado é mais uma sandes de presunto ou queijo que as vitimas ucranianas têm para minimizar sua carência alimentar. E têm a vantagem de não ser preciso transporte para ir lá levar. O céu encarrega-se disso. Pena que vão acompanhadas de bombas de destruição.

      • Rezar as seres imaginários funciona mesmo bem… viu-se o resultado em Portugal com o ditador mais tempo no poder na Europa (mundo?) ou nos países mais cristãos do mundo (Brasil e México) – autênticos paraísos na Terra!…

      • Amém, abelha.
        Vai ler outra vez e depois diz-me onde onde eu escrevi que o Salazar era culpado de tudo.

        E sobre a burla de Fátima, não foi o Salazar o principal mentor??

      • Sim, certo: esse foi o mentor religioso/Igreja; o “mentor” oficial/Estado foi o Salazar com os famosos “Três F”: “Futebol, Fado e Fátima” – que o regime usava para a alienação do povo.

    • Se bem me recordo, em 1917 não era Salazar quem governava. Em rigor, e definitivamente, foram só 15 anos depois (sem prejuízo do período 1926-28)…
      Também foi o Salazar que alucinou… Foi o Salazar quem desbaratou os 820 mil euros dos nossos impostos. E até foi o Salazar quem colocou o Sócrates a arruinar o rectângulo para o irem buscar à tumba para que voltar a por “isto” na ordem!

      • Não falei em 1917; falei na burla de Fátima patrocinada a apadrinhada pelo Salazar.

        Também não disse que foi o Salazar quem derreteu os 800 e tal miI euros em Fátima, mas sim que é o resultado que ele nos deixou depois de ter sido o ditador que esteve mais tempo no poder na Europa.

        Também não falei do Sócrates, mas acaba por ser também uma “prenda” derivada do regime do Salazar…

    • Tire as palas e veja a realidade. Não percebeu que a notícia é sobre o gasto de 820 mil euros aplicados pela Autarquia de Ourém em 2017. Haja paciência para tanta imbecilidade!

      • Se tens saudades do ditador amigo da máfia da Igreja e amigo das famílias ricas que exploravam Portugal e os portugueses a seu belo prazer, tens bom remédio: vai ter com ele… ao inferno!

    • Mesmo! Mas os padrecos não são os únicos predadores de Portugal, para isso é preciso juntar os políticos carreiristas que nunca fizeram nada na vida a não ser iniciarem-se na colagem de cartazes e depois a ‘licenciarem-se’ nos assaltos ao erário público!!! E depois temos toda a gajada dos futebóis desde os presidentes até do clube até ao contratador de futebolistas!.

  2. O Negocio da Religião ainda tem belos Dias por a frente . Basta haver sempre quem abra o porta moedas , e sofra de alucinações ! …..mas enfim , respeito sem reticencia quem vai nesta “onda” !

  3. Nossa Senhora venha à terra,descendo da azinheira… Meu Deus tende piedade de nós pecadores, que temos como castigo sustentar esta falácia de Fátima!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.