8 apps para saber se precisa de ir ao médico

foshydog / Flickr

-

Há aplicações cada vez mais mirabolantes, mas um pequeno grupo delas pode realmente ajudar. Selecionamos algumas para as dúvidas de saúde mais normais: constipações, problemas de visão, problemas de pele, acompanhamento cardíaco, primeiros socorros. 

Atenção: seja qual for o resultado, este não deve impedi-lo de fazer uma visita ao médico, se positivo, nem fazê-lo entrar em pânico, se negativo. Mas não custa nada ter uma ideia do que pode ouvir quando for ao consultório.

iTriage

Reprodução / iTriage

iTriage

iTriage

Está a sentir-se gripado? Tosse constante, febre, vómitos? Será que precisa de ir às urgências? A iTriage ajuda-o a responder a essas perguntas. A aplicação – que pode aceder pelo smartphone ou no seu browser – permite-lhe procurar os sintomas em cada parte do corpo e considerar as possíveis causas. A opção de encontrar o médico mais próximo não funciona bem em Portugal, mas vale a pena lembrar que existe por algum motivo: em caso de dúvida, consulte sempre o médico.

Gratuita
iOS | Android | Desktop

SkinVision

Reprodução / SkinVision

SkinVision

SkinVision

O melanoma é uma das formas mais comuns de cancro de pele e os primeiros sinais podem aparecer… nos seus sinais. Acompanhe a evolução dos seus com a SkinVision, que analisa as imagens para que esteja a par de possíveis alterações que podem estar associadas ao cancro de pele e dá sugestões de prevenção. É claro que, mais do que acompanhar os sinais, o mais importante é prevenir: não deixe de passar protetor solar, usar chapéu e andar pela sombra.

0,89 euros
iOS | Android

DermoMap

Reprodução / DermoMap

DermoMap

DermoMap

Se o objetivo é satisfazer a curiosidade sobre as doenças da pele, a DermoMap é a app que procura, com uma lista de problemas cutâneos onde pode descobrir desde os sintomas dos males mais comuns às doenças mais estranhas.

5,49 euros
iOS

Cardiio

Reprodução / Cardiio

Cardiio

Cardiio

Para quem quer saber como anda o coração, a Cardiio promete uma análise sem estetoscópio: basta segurar o telemóvel em frente à sua cara e esperar pelos resultados, baseados na variação de cor causada pelo sangue a bombar. Meça os seus batimentos cardíacos de manhã e ao dormir, ou depois de uma corrida. Pode também partilhar os seus resultados com outras pessoas – que tal o amigo que está a fazer dieta ao mesmo tempo? Se os resultados começarem a parecer estranhos, é altura de fazer uma visita ao médico.

Gratuita
iOS

Instant Heart Rate

Reprodução / Instant Heart Rate

Instant Heart Rate

Instant Heart Rate

Em vez de analisar a sua cara, experimente analisar a ponta do seu dedo, posicionando-a em cima da câmara do telemóvel. Parece pouco preciso? Talvez não o seja, particularmente se não for usada corretamente. Mas, como já se disse, lá por estar a monitorizar os sinais não significa que deve deixar de ir ao médico por achar que não precisa.

Gratuita
iOS | Android

First Aid

Reprodução / First Aid (Cruz Vermelha Americana)

First Aid (Cruz Vermelha Americana)

First Aid (Cruz Vermelha Americana)

Para ajudar os que têm que socorrer pessoas em emergências, a Cruz Vermelha disponibiliza uma app com indicações para os primeiros-socorros. Pode consultar as instruções em vídeo ou com imagens passo a passo. Aprenda também como se prevenir para as intempéries – conselhos que pode aproveitar neste inverno rigoroso.

Gratuitas
CV britânica iOS | Android
CV americana  iOS | Android

Teste de visão

Reprodução / Teste de Visão

Teste de Visão

Teste de Visão

Astigmatismo? Daltonismo? Glaucoma? Se não consegue esperar pela consulta que marcou no oftalmologista, pode tentar adivinhar qual é o seu problema a partir de casa, com a aplicação que disponibiliza uma série de testes conhecidos para testar a sua visão.

Gratuita
Android

Estou grávida

Reprodução / Estou Grávida

Estou Grávida

Estou Grávida

Entre tantas aplicações para saber se tem problemas, eis uma para quem recebeu boas notícias. Registe todos os passos da sua gravidez, desde as mudanças no peso, no apetite (os desejos!) e no humor até os primeiros pontapés da criança. Pode agendar as consultas e ainda seguir exercícios que a vão deixar mais preparada para a gravidez, assim como consultar dicas de alimentação saudável e um guia com os significados dos nomes.

Gratuita
Android

E porque repetir o que é importante nunca é demais: deve ir sempre ao médico, independentemente dos resultados destas apps.

Aline Flor, ZAP

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. App sobre Meios de Contraste – FSN vs. NIC
    Radiologia – Imagiologia – Urologia – Nefrologia – Outras Especialidades

    Exames de imagem de doentes com disfunção renal: qual o meio de contraste mais adequado e seguro nessa situação?
    Contraste iodado ou gadolínio? TAC ou RM?
    Quais os riscos de Fibrose Sistémica Nefrogénica (FSN) e Nefropatia Induzida por Contraste (NIC) ?

    Para saber mais sobre o tema, conheça a aplicação FSN vs. NIC: pesando os riscos e benefícios. Disponível para os sistemas iOS e Android.

    Google Play
    https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.nsf

    App Store
    https://geo.itunes.apple.com/us/app/nephrogenic-systemic-fibrosis/id1105665081?mt=8

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …