8 apps para saber se precisa de ir ao médico

foshydog / Flickr

-

Há aplicações cada vez mais mirabolantes, mas um pequeno grupo delas pode realmente ajudar. Selecionamos algumas para as dúvidas de saúde mais normais: constipações, problemas de visão, problemas de pele, acompanhamento cardíaco, primeiros socorros. 

Atenção: seja qual for o resultado, este não deve impedi-lo de fazer uma visita ao médico, se positivo, nem fazê-lo entrar em pânico, se negativo. Mas não custa nada ter uma ideia do que pode ouvir quando for ao consultório.

iTriage

Reprodução / iTriage

iTriage

iTriage

Está a sentir-se gripado? Tosse constante, febre, vómitos? Será que precisa de ir às urgências? A iTriage ajuda-o a responder a essas perguntas. A aplicação – que pode aceder pelo smartphone ou no seu browser – permite-lhe procurar os sintomas em cada parte do corpo e considerar as possíveis causas. A opção de encontrar o médico mais próximo não funciona bem em Portugal, mas vale a pena lembrar que existe por algum motivo: em caso de dúvida, consulte sempre o médico.

Gratuita
iOS | Android | Desktop

SkinVision

Reprodução / SkinVision

SkinVision

SkinVision

O melanoma é uma das formas mais comuns de cancro de pele e os primeiros sinais podem aparecer… nos seus sinais. Acompanhe a evolução dos seus com a SkinVision, que analisa as imagens para que esteja a par de possíveis alterações que podem estar associadas ao cancro de pele e dá sugestões de prevenção. É claro que, mais do que acompanhar os sinais, o mais importante é prevenir: não deixe de passar protetor solar, usar chapéu e andar pela sombra.

0,89 euros
iOS | Android

DermoMap

Reprodução / DermoMap

DermoMap

DermoMap

Se o objetivo é satisfazer a curiosidade sobre as doenças da pele, a DermoMap é a app que procura, com uma lista de problemas cutâneos onde pode descobrir desde os sintomas dos males mais comuns às doenças mais estranhas.

5,49 euros
iOS

Cardiio

Reprodução / Cardiio

Cardiio

Cardiio

Para quem quer saber como anda o coração, a Cardiio promete uma análise sem estetoscópio: basta segurar o telemóvel em frente à sua cara e esperar pelos resultados, baseados na variação de cor causada pelo sangue a bombar. Meça os seus batimentos cardíacos de manhã e ao dormir, ou depois de uma corrida. Pode também partilhar os seus resultados com outras pessoas – que tal o amigo que está a fazer dieta ao mesmo tempo? Se os resultados começarem a parecer estranhos, é altura de fazer uma visita ao médico.

Gratuita
iOS

Instant Heart Rate

Reprodução / Instant Heart Rate

Instant Heart Rate

Instant Heart Rate

Em vez de analisar a sua cara, experimente analisar a ponta do seu dedo, posicionando-a em cima da câmara do telemóvel. Parece pouco preciso? Talvez não o seja, particularmente se não for usada corretamente. Mas, como já se disse, lá por estar a monitorizar os sinais não significa que deve deixar de ir ao médico por achar que não precisa.

Gratuita
iOS | Android

First Aid

Reprodução / First Aid (Cruz Vermelha Americana)

First Aid (Cruz Vermelha Americana)

First Aid (Cruz Vermelha Americana)

Para ajudar os que têm que socorrer pessoas em emergências, a Cruz Vermelha disponibiliza uma app com indicações para os primeiros-socorros. Pode consultar as instruções em vídeo ou com imagens passo a passo. Aprenda também como se prevenir para as intempéries – conselhos que pode aproveitar neste inverno rigoroso.

Gratuitas
CV britânica iOS | Android
CV americana  iOS | Android

Teste de visão

Reprodução / Teste de Visão

Teste de Visão

Teste de Visão

Astigmatismo? Daltonismo? Glaucoma? Se não consegue esperar pela consulta que marcou no oftalmologista, pode tentar adivinhar qual é o seu problema a partir de casa, com a aplicação que disponibiliza uma série de testes conhecidos para testar a sua visão.

Gratuita
Android

Estou grávida

Reprodução / Estou Grávida

Estou Grávida

Estou Grávida

Entre tantas aplicações para saber se tem problemas, eis uma para quem recebeu boas notícias. Registe todos os passos da sua gravidez, desde as mudanças no peso, no apetite (os desejos!) e no humor até os primeiros pontapés da criança. Pode agendar as consultas e ainda seguir exercícios que a vão deixar mais preparada para a gravidez, assim como consultar dicas de alimentação saudável e um guia com os significados dos nomes.

Gratuita
Android

E porque repetir o que é importante nunca é demais: deve ir sempre ao médico, independentemente dos resultados destas apps.

Aline Flor, ZAP

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. App sobre Meios de Contraste – FSN vs. NIC
    Radiologia – Imagiologia – Urologia – Nefrologia – Outras Especialidades

    Exames de imagem de doentes com disfunção renal: qual o meio de contraste mais adequado e seguro nessa situação?
    Contraste iodado ou gadolínio? TAC ou RM?
    Quais os riscos de Fibrose Sistémica Nefrogénica (FSN) e Nefropatia Induzida por Contraste (NIC) ?

    Para saber mais sobre o tema, conheça a aplicação FSN vs. NIC: pesando os riscos e benefícios. Disponível para os sistemas iOS e Android.

    Google Play
    https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.nsf

    App Store
    https://geo.itunes.apple.com/us/app/nephrogenic-systemic-fibrosis/id1105665081?mt=8

RESPONDER

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …