8 anos, 20 operações por dia e 160 milhões depois, ASAE inaugura sede

foto: David Shankbone / wikimedia

foto: David Shankbone / wikimedia

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), em oito anos, ultrapassou as 56 mil operações, o registo de mais de 120 mil infrações, quase sete mil detenções e apreensões no valor de 160 milhões de euros.

Os dados foram revelados no âmbito do dia da ASAE, assinalado em evocação da data da aprovação do diploma em Conselho de Ministros que criou este organismo público de fiscalização.

Entre 2006 e 30 de setembro deste ano, mais de 329 mil operadores económicos foram fiscalizados, traduzindo a instauração de mais de 88 mil processos de crime e contraordenação.

A taxa de incumprimento passou de 38% para os atuais 22%, “sendo este decréscimo revelador dos efeitos positivos que a fiscalização tem sobre as atividades económicas nos últimos oito anos”, lê-se no documento divulgado na página na Internet da ASAE.

Até setembro deste ano, a ASAE somou 7.620 operações, mais de 30 mil operadores económicos fiscalizados e foram instaurados perto de sete mil processos. Foram registadas mais de 10.100 infrações.

Nos primeiros nove meses do ano, a autoridade efetuou 636 detenções e apreensões no valor de mais de 10,1 milhões de euros. No ano passado, o valor tinha sido de cerca de 16,5 milhões de euros e foram realizadas 10.426 operações a 46.489 operadores económicos.

A taxa de incumprimento registada em 2012 foi de 20%, a mais baixa registada até agora, enquanto o número de operações foi o mais elevado tendo em contas os dados atuais.

O ano com maior número de detenções foi 2010, enquanto 2007 foi o ano que traduziu o maior valor em apreensões (47,6 milhões de euros) e de infrações (24.324 infrações).

Desde 01 de janeiro de 2006 até final de setembro foram recebidas cerca de 943 mil reclamações, no âmbito do livro de reclamações, e denúncias remetidas por consumidores, operadores económicas ou outras entidades oficiais.

Esta segunda-feira é inaugurado o edifício sede da ASAE, em Lisboa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …