8÷2(2+2) Equação tornou-se viral por dar dois resultados diferentes

A Internet está dividida e em busca da resposta certa para uma equação matemática. Pode a mesma equação ter dois resultados distintos?

No dia 28 de julho, um utilizador lançou a confusão no Twitter: Quanto é 8÷2(2+2)?

Os utilizadores tentaram resolver a equação matemática, mais de 13 mil vezes até. Mas se uns dizem que é óbvio que a resposta é 1, outros dizem que é impossível que o resultado seja outro que não 16.

Ainda assim, segundo o Observador, todos concordam numa coisa: a primeira operação a resolver é a que está entre parêntesis, 2+2, ou seja 4. O problema vem a seguir: perante 8÷2(4) que operação deve ser feita primeiro? A divisão ou a multiplicação? A equação surge numa imagem do filme The Last Naruto: the movie.

Nos Estados Unidos, as respostas distintas têm a ver com o método com que cada um aprendeu a fazer operações matemáticas na escola: o PEMBDAS (Parenthesis, Exponents, Multiplication, Division, Addition, Subtraction) ou o BODMAS (Brackets, Orders, Division, Multiplication, Addition, Subtraction).

As mnemónicas servem para ajudar a memorizar a forma como uma equação deve ser resolvida. No PEMBDAS, a multiplicação aparece antes da divisão, enquanto que no BODMAS, é a divisão que aparece primeiro.

Desta forma, quando a conta é feita dando prioridade à multiplicação, perante 8÷2(4), multiplica-se primeiro 2 por 4, o que dá 8. E ficamos com 8÷8=1. Mas se a prioridade for dada à divisão, perante 8÷2(4), divide-se primeiro 8 por 2, o que dá 4 – e ficamos com 4(4), uma multiplicação, que dá 16.

Contudo, isto não significa que a equação possa ter dois resultados diferentes. Manda a Matemática que a multiplicação e a divisão têm igual precedência (tal como a soma e a subtração) e, desde que não haja parêntesis envolvidos, as operações devem ser resolvidas da esquerda para a direita.

Isto significa que, neste caso concreto, a divisão deve realizar-se primeiro, tal como explica Presh Talwalkar, autor de vários sobre jogos matemáticos, num vídeo no YouTube.

O especialista, que estudou Economia e Matemática em Stanford, nos Estados Unidos, explica que esta é a única conclusão possível segundo os métodos modernos de cálculo. Ainda assim, ressalva que houve alturas na História em que os métodos antigos poderiam conduzir ao resultado de 1.

ZAP //

PARTILHAR

48 COMENTÁRIOS

  1. Tem apenas um resultado que é igual a 16. Entre os parênteses tem um operação, que é de multiplicação.

  2. Há uma única resolução existem e correta. Resultado é 1. E posso provar com dados matemáticos corretos e bem convincentes. Ninguém iria descordar, nem mesmo o melhor matemático de todos os tempos.

  3. “desde que não haja parêntesis envolvidos, as operações devem ser resolvidas da esquerda para a direita.”
    Mas há parênteses envolvidos ué

    • Ele(a) quis dizer você deve resolver primeiro os parênteses e depois você retira eles da equação. Aí você pode resolver da esquerda pra direita.

  4. Se esta equação fosse apresentada na forma de fração não haveria qualquer dúvida.
    Admitindo a equação enquanto fração temos de admitir que esta equação não seria igual a 8 no numerador e 2(2+2) no denominador. Seria 8 no numerador, no denominador seria 2 e então o resultado da divisão seria multiplicado por (2+2). Logo o resultado só pode mesmo ser o 16.

  5. …confesso que também respondi 1, o que é obviamente errado, mas para isso a restante equação depois do sinal de divisão deveria estar entre parentesis também.
    Resumindo:
    8/2×4 =16
    8/(2×4) =1
    Penso que o que mais confunde na equação apresentada é a prioridade da operação entre parentesis sugerir a resolução da equação a partir dela para a esquerda.
    Por outro lado em engenharia raramente se usa o sinal de divisão desta forma, mas sim em forma de fracção que automaticamente delimita os dois operandos a dividir, na falta da barra fracção automaticamente visualizamos a barra naquele ponto a separar toda a equação.
    Mas é interessante, sem dúvida.

  6. Só pergunto aos amáveis solucionadores e aos redactores da notícia, afinal “onde é que está a equação?”.
    É favor relembrar a definição de equação…

  7. Sempre vi essa conta como o 8 sendo o dividendo e o 2(2+2) como o divisor devido a falta do sinal de vezes, e com isso daria 1 já que:
    8
    ———- = 1
    2(2+2)

    Mas como colocado na matéria ficaria:
    8
    — * (2+2)
    2

  8. Temos dois resultados diferentes, para diferentes equações:
    16 para 8:2(2+2)
    1 para 8:(2(2+2))
    No entanto não pode deixar de se considerar como resultado possível 1 para a primeira equação.
    Coisas da matemática.

  9. Boa tarde! Simples,assim.8÷2(2+2)=4×4=16 ou 4-4=0 ou 4+2+2=8 ou 4÷4=1 ou 8÷6=1,030303….ou,ñ se chega a nada,complexa,heim,kkk.Vai ,ai,uma mnemônica para ñ esquecer à regrinha de se resolver às equaçōes(MUDAS)=multiplicação,divisão,adição e subtração .”As equaçōes estão MUDAS”

  10. Boa tarde! Simples,assim.8÷2(2+2)=4×4=16 ou 4-4=0 ou 4+2+2=8 ou 4÷4=1 ou 8÷6=1,030303….fora às outras q já foram citadas; ñ se chega a nada,complexa,heim,kkk.Vai ,ai,uma mnemônica para ñ esquecer à regrinha para resolver equaçōes(MUDAS)=multiplicação,divisão,adição e subtração .”As equaçōes estão MUDAS”

  11. 8:2x(2+2)
    Primeiro deve se resolver a conta dentro dos parênteses
    8:2*4
    Se sabe que x:y=x*1/y
    Ou seja, um número dividido por outro é igual a multiplicar seu inverso
    Isso prova que a conta que se deve fazer é 8:2 e não 2×4
    Logo
    4×4=16

  12. Qual é a dúvida? É só colocar na calculadora científica. O resultado é 16. O que confirma que a prioridade é da esquerda para a direita. Se os computadores e calculadoras fizessem cálculos errados muitas obras de engenharia já teriam colapsado.

  13. Entenda, ordem de equações… Multiplicação e divisão primeiro, soma e subtração segundo, ok, mas daí quando existem parenteses ele são primeiro então… Veja.
    8/2(2+2)= 8/2(4)= olhe o parêntese…
    8/8= 1. Só tem como ser 16 se fizer errado.

    • Não viaja, a resposta é 16, quando você soma o (2+2) você “elimina” o parêntese.
      Não há mais operação dentro de parêntese, sendo Assim, resolve-se da esquerda para a direita.

  14. Gente, pelo amor de Jah, né. Pela regra matemática, a divisão é feita antes da multiplicação. Mentira que fizeram tantos mil cálculos. Qualquer pessoa que realmente estudou matemática sabe disso.

  15. Para mim digam o que disserem uma divisão é um quociente, logo 8/2x(2+2)=1. O facto de o denominador ser o lado há direita da sinal de divisão constitui um parêntesis implícito. Logo a ambiguidade é que a expressão para dar 16 devia ser: (8/2)(2+2)=16 … Isto vem da interferência de um conceito de escrita matemática inglês que se espalhou na Ásia e nos é devolvido no cálculo escrito em binário nos chips dos computadores.

  16. Bolas! É óbvio que dá 16! Não sei onde vão buscar o 8:(2(2+2))! Ao não haver o parênteses que escrevi atrás tem que se fazer 8/2 e o resultado multiplica por 4!
    A expressão escrita daquela forma é:
    8
    — x (2+2)
    2
    e é claro como a água!

  17. Boa tarde
    Se usarmos a prioridade da multiplicação e divisão e e a propriedade distributiva da multiplicação ficamos com
    a/b*(c+d) = a/b*c +a/b*d
    Ou seja
    8/2 *2 + 8/2*2 =16

  18. segundo o Observador, todos concordam numa coisa: a primeira operação a resolver é a que está entre parêntesis, 2+2, ou seja 4. E usar a propriedade da distributiva da multiplicação em relação à adição nao?

  19. 1. Fazem-se as operações entre parênteses.
    2. Potências.
    3. Multiplicação/Divisão, da esquerda para a direita, independentemente da ordem das mesmas.
    4. Adição/Subtracção, da esquerda para a direita, independentemente da ordem das mesmas.

    Logo, 8 ÷ 2 (2 + 2) = 8 ÷ 2 * 4 = 4 * 4 = 16

    Nota: Assim que se efectua o primeiro cálculo, entre parênteses, retiram-se estes, i.e. (2 + 2) = 4.

    Para além disso gostava de saber de onde vem o termo “equação”? É uma expressão, as equações necessitam de incógnitas, explicitamente dadas para efectuar o cálculo.

    • Parabéns!!..
      Ainda ninguém tinha chegado a essa conclusão!…
      .
      Se gostavas de saber de onde vem o termo equação, lias tudo com atenção!…
      “A equação está formulada na questão “Quanto é 8÷2(2+2)?”
      Se preferir a formulação estrita de uma equação, aqui fica: 8÷2(2+2)=X”

  20. O transito tem regras, a matemática também,
    1º Resolver o que está dentro de parênteses (2+2)=4 ficamos com 8:2(4) ou 8:2×4
    2º As operaçãoes x e : têm a mesma prioridade por isso resolve-se a que aparece em 1.º lugar. 8:2=4.
    3.º falta 4×4=16.
    As regras são assim definidas poderiam ser outras, mas quem se estendia?

  21. De acordo com o que está escrito na operação o resultado é 16. Se a operação foi escrita dessa forma o resultado só poderá dar 16.

  22. Acho que o ruimvp já deu a resposta. Se os computadores e calculadoras cientificas já foram programados com a forma de efetuar os cálculos, então não há mais dúvidas.

  23. …..suponho que estás “avarias” matemáticas, talvez ajudem a explicar os milhoes desaparecidos nomeadamente em bancos……e que a maioria das pessoas aprenderam da escola, as quatro operações aritméticas existentes, contas de somar, contas de subtrair, contas de dividir e contas de multiplicar…………no entanto houve quem aprendesse mais uma operação aritmética…
    as contas de SUMIR !!

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …