70% dos portugueses quer “limpeza” no Executivo. Galamba e Medina convidados a sair

Andre Kosters/Lusa

Sete em cada dez portugueses pedem “uma grande remodelação governamental”. Ministros das Infraestruturas, Finanças e Educação são os maiores alvos e há três mulheres que a maioria mantinha no Governo de António Costa.

Mais de 70% dos portugueses confessam querer uma remodelação governamental em sondagem realizada pela Intercampus para o Correio da Manhã, CMTV e Jornal de Negócios.

“Uma grande remodelação governamental” é o que é pedido por 71,3% dos inquiridos a António Costa.

Em contrapartida, 19,4% dos portugueses consideram que não há necessidade de haver uma renovação do Governo neste momento. Há ainda 9,2% que não sabem ou não respondem a essa questão.

Há dois meses, numa altura em que a demissão do ministro das Infraestruturas estava perante um braço de ferro entre o primeiro-ministro e o presidente da República, o cenário era significativamente pior80,9% concordava que António Costa tinha de remodelar o Governo.

Galamba e Medina convidados a sair

Na frente da lista dos ministros no alvo encontra-se João Galamba, ministro das Infraestruturas. Oito em cada dez portugueses quer vê-lo de fora dos planos do Executivo. De seguida, 64% dos portugueses querem que o ministro das Finanças, Fernando Medina, abandone o Governo. Por fim, o ministro da Educação, João Costa, conta com 62% dos votos na lista dos ministros a substituir.

Manuel Pizarro, ministro da Saúde, e Marina Gonçalves, ministra da Habitação, também arrecadam com pedidos de saída significantes, acima dos 50%.

Por outro lado, a maioria dos inquiridos manteria no cargo Marina Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, Elvira Fortunato, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Ana Abrunhosa, da Coesão Territorial — apenas 28% concordou que devem deixar o Governo do primeiro-ministro António Costa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.