60% das pessoas em luto vêem e ouvem os entes queridos falecidos

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Milão, em Itália, revela que 6 em cada 10 pessoas em luto pela morte de um ente querido o “viram ou ouviram” depois da morte.

No entanto, a maior parte destas pessoas nunca chegam a relatar as ocorrências, com receio de serem considerados “loucos” e tratados como doentes mentais.

De acordo com o estudo, publicado na revista Journal of Affective Disorders, 30 a 60% das pessoas que enviuvaram experimentaram situações como a “visão do cônjuge morto sentado no seu sofá habitual”, ou “ouvir o ente falecido chamá-las pelo nome”.

Segundo os autores do estudo, liderado por Armando D’Agostino, investigador do Departamento de Saúde Mental do Hospital de San Paolo, há uma “prevalência incrivelmente elevada” de experiências alucinatórias em resultado da dor, incluindo em quem nunca teve  quaisquer transtornos mentais.

As alucinações experimentadas por pessoas que sofrem de stress pós-traumático podem, explicam os cientistas, “ser parecidas com recordações”.

Segundo Jacqueline Hayes, investigadora da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, que estuda este fenómeno, “as pessoas relatam visões, vozes, sensações tácteis, cheiros, e por vezes sensações de presença que não têm nada a ver com os cinco sentidos tradicionais”.

“Em muitos casos, estas experiências tiveram um efeito regenerador”, diz a cientista, citada pelo Telegraph. “Por exemplo, há muitos casos de pessoas que relataram ter feito as pazes ou esclarecido assuntos com os seus entes queridos” durante estas ocorrências.

A equipa de investigadores milaneses pretende agora aprofundar o estudo, para determinar a origem fisiológica destas experiências alucinatórias.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “A equipa de investigadores milaneses pretende agora aprofundar o estudo, para determinar a origem fisiológica destas experiências alucinatórias.”

    Ahahahah….. Isto é muito bom!… Como é que pode haver tanta estupidez junta na comunidade científica? Em vez de se alargar os modelos explicativos, procura-se encaixar fenómenos que transcedem os modelos explicativos, dentro deles. Isto é simplesmente tão estúpido como querer explicar Fisica Quântica ou Relatividade Geral, com Física Newtoniana.

    Foi a pensar assim que se colocaram epiléticos em máquinas centrifugadoras, na Idade Média. Porque se tinha de explicar aquele fenómeno à luz dos fracos conhecimentos da altura, achando que eram possessões demoníacas. Claro que a única coisa que expulsavam eram as entranhas.

  2. O problema parece estar nos vivos por saudade ou remorso porque do lado dos mortos já nada mais haverá para além da morte.

  3. Aiiii mamiaaa que BARALHAÇÃO , afinal á vIDA depois da MORTEou na há……!!!!!!???……..
    Uns e umas veem os,.as que morreramm outros.as CienTISTaS ou não dizem que sim e não, e todo o SER HUMANO ja anda BARALHADO.OS.AS com as gUERRAS -OVNIS-OMNIS-RELIGIÕES-CREDOS etetcetc.e a CIENCIA,a descobrir isto e aquilo,e sabe-se la se é VERDADE ou NÃO!!!???….. até PROVA em CONTRARIO diga-se de passagem,bem esta VELOCIDADE de DESCOBERTAS e + DESCOBERTAS,-INVENÇÕES e + INVENÇÕES,ainda FICO ESTENDIDO numa cadeira de praia a apanhor SOL e BANHOS e uma ROBOT-um-.aCYBOR–e eu seila etcetce fazem ou a fazerem tudo por mim e eu eM-ZZZzzzzzzzzziiiiiiahahahahahhaeheheeh…………………..

    A.G.P.

  4. Caro Bombeiro 59
    Espero que esteja tudo bem consigo.
    Ainda não percebi se tem epilepsia ou se lhe deu uma apoplexia.
    Se precisar de um ombro amigo, não hesite, ligue para o 112.
    As melhoras

RESPONDER

Em pânico, os norte-americanos estão a comprar pintainhos para lidar com a pandemia

Todo o mundo está a ser afetado pela pandemia de covid-19, tendo os norte-americanos, inicialmente, corrido aos supermercados para comprar o máximo de papel higiénico possível. Porém, agora, o produto é outro. De acordo com o …

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …