60% das pessoas em luto vêem e ouvem os entes queridos falecidos

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Milão, em Itália, revela que 6 em cada 10 pessoas em luto pela morte de um ente querido o “viram ou ouviram” depois da morte.

No entanto, a maior parte destas pessoas nunca chegam a relatar as ocorrências, com receio de serem considerados “loucos” e tratados como doentes mentais.

De acordo com o estudo, publicado na revista Journal of Affective Disorders, 30 a 60% das pessoas que enviuvaram experimentaram situações como a “visão do cônjuge morto sentado no seu sofá habitual”, ou “ouvir o ente falecido chamá-las pelo nome”.

Segundo os autores do estudo, liderado por Armando D’Agostino, investigador do Departamento de Saúde Mental do Hospital de San Paolo, há uma “prevalência incrivelmente elevada” de experiências alucinatórias em resultado da dor, incluindo em quem nunca teve  quaisquer transtornos mentais.

As alucinações experimentadas por pessoas que sofrem de stress pós-traumático podem, explicam os cientistas, “ser parecidas com recordações”.

Segundo Jacqueline Hayes, investigadora da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, que estuda este fenómeno, “as pessoas relatam visões, vozes, sensações tácteis, cheiros, e por vezes sensações de presença que não têm nada a ver com os cinco sentidos tradicionais”.

“Em muitos casos, estas experiências tiveram um efeito regenerador”, diz a cientista, citada pelo Telegraph. “Por exemplo, há muitos casos de pessoas que relataram ter feito as pazes ou esclarecido assuntos com os seus entes queridos” durante estas ocorrências.

A equipa de investigadores milaneses pretende agora aprofundar o estudo, para determinar a origem fisiológica destas experiências alucinatórias.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “A equipa de investigadores milaneses pretende agora aprofundar o estudo, para determinar a origem fisiológica destas experiências alucinatórias.”

    Ahahahah….. Isto é muito bom!… Como é que pode haver tanta estupidez junta na comunidade científica? Em vez de se alargar os modelos explicativos, procura-se encaixar fenómenos que transcedem os modelos explicativos, dentro deles. Isto é simplesmente tão estúpido como querer explicar Fisica Quântica ou Relatividade Geral, com Física Newtoniana.

    Foi a pensar assim que se colocaram epiléticos em máquinas centrifugadoras, na Idade Média. Porque se tinha de explicar aquele fenómeno à luz dos fracos conhecimentos da altura, achando que eram possessões demoníacas. Claro que a única coisa que expulsavam eram as entranhas.

  2. O problema parece estar nos vivos por saudade ou remorso porque do lado dos mortos já nada mais haverá para além da morte.

  3. Aiiii mamiaaa que BARALHAÇÃO , afinal á vIDA depois da MORTEou na há……!!!!!!???……..
    Uns e umas veem os,.as que morreramm outros.as CienTISTaS ou não dizem que sim e não, e todo o SER HUMANO ja anda BARALHADO.OS.AS com as gUERRAS -OVNIS-OMNIS-RELIGIÕES-CREDOS etetcetc.e a CIENCIA,a descobrir isto e aquilo,e sabe-se la se é VERDADE ou NÃO!!!???….. até PROVA em CONTRARIO diga-se de passagem,bem esta VELOCIDADE de DESCOBERTAS e + DESCOBERTAS,-INVENÇÕES e + INVENÇÕES,ainda FICO ESTENDIDO numa cadeira de praia a apanhor SOL e BANHOS e uma ROBOT-um-.aCYBOR–e eu seila etcetce fazem ou a fazerem tudo por mim e eu eM-ZZZzzzzzzzzziiiiiiahahahahahhaeheheeh…………………..

    A.G.P.

  4. Caro Bombeiro 59
    Espero que esteja tudo bem consigo.
    Ainda não percebi se tem epilepsia ou se lhe deu uma apoplexia.
    Se precisar de um ombro amigo, não hesite, ligue para o 112.
    As melhoras

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Perante o agravamento da situação de pandemia a nível nacional, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …