6 Destinos para descobrir em 2015

iceninejon / Flickr

Ovelhas em Trostansfjörður, na islãndia, uma paisagem de cortar a respiração

Ovelhas em Trostansfjörður, na islãndia, uma paisagem de cortar a respiração

À medida que as companhias aéreas de baixo custo continuam a aumentar a sua oferta e a expandir-se para locais novos e “por explorar”, estamos ansiosos por ver mais pessoas a viajar em 2015 – e para destinos cada vez mais exóticos.

Há alguns anos atrás, fazer uma viagem de lazer à Indonésia ou a Malta apenas pelo mero prazer de conhecer destinos menos comuns era tarefa para o sonho ou a imaginação.

Mas a oferta de voos das operadoras low-cost é cada vez mais alargada. As companhias mais populares, RyanAir e EasyJet, têm agora concorrência de dezenas de companhias de baixo custo em todo o mundo.

Muitas das low-cost europeias são mesmo marcas alternativas de companhias de bandeira, como a espanhola Vueling, da Iberia, a GO da British Airways ou a Germanwings da Lufthansa, lançadas para disputar o mercado cada vez mais apetecível dos voos low-cost.

Não faltam portanto ofertas de destinos exóticos, estranhos, ou simplesmente inesperados – alguns do outro lado do mundo, outros aqui escondidos ao virar da esquina – e a um preço convidativo.

Aperte então o seu cinto de segurança e descubra alguns dos locais que o AEIOU e o momondo têm visto ganhar terreno como destinos populares.

1 Bali, Indonésia

Pura Tanah Lot, o templo de Tanah Lot, é uma das mais importantes e valiosas heranças culturais indonésias

A Ásia está rapidamente a tornar-se o mais recente destino de eleição de baixo orçamento.

Bali, na Indonésia, é uma ilha do Pacífico com uma perfeição digna de postal, que assiste a um rápido crescimento em termos de novos hotéis e resorts, a preços que vão de encontro a qualquer orçamento.

De praias serenas e templos icónicos a numerosos spas e uma vida noturna vibrante, em Bali tem à sua disposição quase tudo o que possa precisar .

País com riquíssimas tradições culturais, a Indonésia tem um património arquitectónico soberbo, de que são exemplo os seus famosos templos marinhos, construídos no topo de rochedos.

 2 Islândia

shchukin / Flickr

A "entrada para o inferno", na região geotérmica de Hverir, na Islândia

A “entrada para o inferno”, na região geotérmica de Hverir, na Islândia

É difícil ter a certeza se foi Bjork, os Sigur Ros, Walter Mitty ou os vulcões quem mais fez para colocar a Islândia nas listas dos viajantes. Tudo o que podemos dizer é que esperamos que se torne um destino popular (talvez mesmo quente?) de viagens em 2015.

A Islândia assumiu protagonismo nas viagens quando Ben Stiller se atirou colina abaixo numa prancha de skate ao longo de uma paisagem íngreme e montanhosa em “A Vida Secreta de Walter Mitty.”

Esta foi uma circunstância rara em que a Islândia figurou por si própria e não como uma terra fictícia, despertando milhões de espectadores para a sua beleza agreste.

Quem está por dentro afirma, contudo, que o turismo registou o seu recente aumento na sequência da erupção do vulcão Eyjafjallajökull em 2010, a qual foi notícia de primeira página em todo o mundo por ter levado ao cancelamento de mais de 100 000 voos devido às suas nuvens de cinzas.

No passado mês de agosto, as ameaças de um outro vulcão, Bardarbunga, criaram uma nova tendência turística: voos de excursão para assistir às erupções.

Mais recentemente, os vídeos online do campo de lava Holuhraun voltaram a trazer a Islândia para o centro das atenções, mostrando-a tal como é: um lugar incomparável.

3 Malta

jimmonk / Flickr

O porto de La Valleta, em Malta

O porto de La Valleta, em Malta

Esta histórica nação insular, parte da Commonwealth britânica, é um popular destino de praia para muitos. Contudo, está a atrair cada vez mais atenção também do outro lado do oceano, sobretudo depois de o casal Brad Pitt e Angelina Jolie terem dado à nação a grande honra de passar a sua lua-de-mel em trabalho na ilha de Gozo, enquanto filmavam “By the Sea.”

Como se não bastasse o efeito Hollywood, Malta vai provavelmente receber também a visita de membros da realeza em 2015. A Duquesa de Cambridge era para ter feito a sua primeira visita internacional sozinha à república, para celebrar os seus 50 anos de independência em setembro, mas teve de cancelar devido a enjoos matinais fortes.

Na sequência das visitas reais, espera-se que a Rainha Isabel II e os seus três herdeiros, o filho Charles, o neto William e o bisneto George, compareçam à Reunião dos Chefes de Governo da Commonwealth em Malta no próximo mês de novembro.

4 Os Alpes

juanflauta / Flickr

A Cabana Hörnli e o Matterhorn ao fundo, vistos de Zermatt. Até os corações se nos enchem de música!

A Cabana Hörnli e o Matterhorn ao fundo, vistos de Zermatt. Até os corações se nos enchem de música!

Topograficamente falando, em 2015 vamos estar todos em alta. Em julho, fará 150 anos desde a primeira subida ao Matterhorn e a região de Zermatt irá celebrá-lo com espetáculos, festivais e eventos desportivos ao ar livre.

A Cabana Hörnli, ponto de partida para a escalada ao Matterhorn, irá reabrir após ter sido remodelada. Este alojamento de montanha de 101 anos de idade no Matterhorn está a 10 500 pés acima do nível do mar.

Como “Música no Coração” celebra o seu quinquagésimo aniversário, a Áustria ganhará vida com as melodias da pérola de Rodgers & Hammerstein. Salzburg irá acolher exposições, visitas-guiadas e sing-alongs.

Por fim, a febre “Frozen” não mostra sinais de acalmar em 2015.

O fenómeno mundial pode passar-se nos fiordes escandinavos, mas sendo a ponte Peak Walk ainda recente, os viajantes mais intrépidos podem deliciar-se com a vista para o Matterhorn, Mont Blanc, Eiger, Mönch e Jungfrau, sentindo-se tal como a Anna ao conjurar o seu reino de gelo.

5 Lituânia

Vilnius, a maravilhosa capital da Lituânia, vista do cimo da torre de Gediminas

Vilnius, a maravilhosa capital da Lituânia, vista do cimo da torre de Gediminas

A maravilhosa Lituânia, ali ao lado na outra ponta da Europa, aderiu ao Euro a 1 de janeiro deste ano, trazendo este país do Báltico para o clube da moeda única. Não há cá mais confusões com litas.

Espera-se que os preços aumentem – em linha com os outros países que aderiram ao Euro – mas os visitantes ainda podem esperar fazer valer o seu dinheiro.

As suas cervejas são lendárias, a sua comida reconfortante, barata e local, muito na onda da comida sustentável – cepelinai (bolinhos de batata e carne) e balandėliai, ou “pombinhas” (folhas de couve recheadas com carne picada), são os pratos tradicionais.

A costa da Lituânia– a península da Curónia – faz parte do património da UNESCO, sendo amena no verão. E a sua cultura vem cheia de peculiaridades.

Užupis, na parte velha da capital Vilnius, é uma república boémia e independente, com um exército de 12 homens e uma estátua de Frank Zappa. Sim, em meados dos anos 90 os lituanos deitaram abaixo a estátua de Lenine e substituíram-na pela estátua de Frank Zappa.

6 Canadá

mamonello / Flickr

Silhueta de Toronto, no Canadá, com a sua célebre torre de telecomunicações

Silhueta de Toronto, no Canadá, com a sua célebre torre de telecomunicações

Terra do frio por excelência, o esplendor do verão no Canadá obriga-nos, com uma inexplicável urgência, a apreciar o ar livre dos espaços exteriores. E parece que 2015 vai ser o verão do desporto no Canadá.

O Campeonato Mundial Feminino da FIFA vai decorrer em seis cidades, durante o mês de junho, com as finais em Vancouver a 5 de julho. Depois, Toronto assume o papel de anfitriã dos Jogos Pan-Americanos em julho e dos Jogos Parapan-Americanos em agosto.

Os fãs do desporto podem vir a liderar as multidões que se encaminhem para o país dos alces à procura de espectáculos desportivos, mas o passa-palavra destes acerca das restantes maravilhas do Canadá não tardará a trazer mais turistas à procura de um verão exótico.

A agenda canadiana para o “tempo quente” é habitualmente preenchida com festivais, pesca, escalada, golfe e diversão à beira-lago.

 

Como vê, não faltam ideias de destinos invulgares com motivos de atracção – e seguramente voos baratos para lá chegar. Está à espera de quê?

AEIOU / Momondo

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …