Fundador da Altice ganhou 32 milhões de euros com esquema ‘das arábias’. MP investiga

Mário Cruz / Lusa

Armando Pereira, fundador da Altice

Contratos duvidosos, celebrados nos Emirados Árabes Unidos, entre 2018 e 2023, deixam Armando Pereira sob suspeita. O fundador da Altice terá lucrado 32 milhões de euros.

O Correio da Manhã avança, esta segunda-feira, que Armando Pereira terá recebido ganhos de mais de 32 milhões de euros, de negócios suspeitos do grupo Altice, nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Em causa estão esquemas suspeitos dos negócios entre a Altice – da qual é fundador – e empresas controladas por Hernâni Vaz Antunes, empresário seu amigo.

Um alegado esquema de emissão de faturas fictícias e de falsos contratos de comissões em negócios está no centro das suspeitas.

De acordo com o matutino, o objetivo dos empresários era dividir, entre eles, os supostos ganhos dos negócios com o grupo Altice.

No âmbito da ‘Operação Picoas’, o Ministério Público refere que Armando Pereira terá colaborado com Hernâni Vaz Antunes, para influenciar as decisões da Altice a favor das empresas do ‘Amigo’, em troca de supostas vantagens indevidas.

O milionário da Altice terá recebido grande parte dos alegados ganhos em contas bancárias de sociedades nos EAU – das quais será o último beneficiário.

Detalhes dos negócios

O Correio da Manhã detalhou os ganhos dos negócios que terão favorecido Armando Pereira, ente 2018 e 2023.

O fundador da Altice terá recebido parte dos alegados ganhos nas contas da CBIC Business e da Sanjy International – ambas com sede nos EAU (e das quais será o real beneficiário).

Em 2018 e 2019, uma emissão de alegadas faturas falsas da Sanjy International à Jana General (offshore sediado nos EAU) de 3,94 milhões de euros, e ao fundo Global Gold no valor de  8,23 milhões de euros.

A estes 12 milhões de euros somam-se ainda 20,56 milhões de euros, de supostas  faturas falsas, da CBIC Business ao Global Gold, em 2022.

A este valor, nota o CM, acrescerá a repartição de alegados dividendos da Shar Holdings e de uma suposta comissão dos direitos televisivos, cujos valores concretos não estarão ainda apurados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.