“50 sombras de Grey” é tão tórrido como um bife de soja

Universal Studios

Jamie Dornan e Dakota Johnson como Christian Grey e Anastasia Steele na “Entertainment Weekly”

“50 sombras de Grey” tem feito furor em todo o mundo, por causa das suas cenas eróticas, e até foi interditado em países como a Malásia. Mas, em França, pode ser visto por maiores de 12 anos e diz-se que é “tão tórrido como um bife de soja”.

O filme realizado pela britânica Sam Taylor-Wood está a ser um sucesso de bilheteira e parece vir conquistando o público que tem pago para o ver nas salas de cinema. Mas alguns críticos são ferozes com a obra cinematográfica, particularmente em França, o país que deu ao mundo filmes eróticos míticos como “Emanuelle” e “Histoire d’O“.

O jornal Libération tem uma crítica absolutamente contundente, referindo-se à história de amor entre um homem rico, Christian Grey (Jamie Dornan), e uma estudante, Anastasia Steele (Dakota Johnson), que entra no mundo das práticas sado-masoquistas pelas mãos do primeiro, como “uma novela maso tão pouco subversiva como o best-seller”.

Este diário resume o filme a um “conto de fadas reaccionário”, com “diálogos insignificantes” e uma “celebração absoluta das normas e dos estereótipos de género”.

De Anastasia Steele, o crítico do Libération diz que é “uma Branca-de-Neve, virgem aos 21 anos, à espera que o seu príncipe venha” e fala de Christian Grey como um “Aladino“.

“No fundo, em duas horas, só há suplício para uma única pessoa: o espectador”, conclui também.

No jornal Le Figaro fala-se de “um filme sem erotismo” que é “tão tórrido como um bife de soja”. Criticando o “casting” dos actores, este diário nota que “Jamie Dornan é tão atraente como o Ken no avião da Barbie”.

Esta mesma publicação questiona também porque é que o filme está interditado aos menores de 17 anos nos EUA, considerando que “as cenas mais “quentes” foram cortadas”.

De facto, a versão que se estreia por estes dias em cinemas por todo o mundo assume um tom bem mais ligeiro do que a obra escrita por E. L. James, excluindo da tela algumas das imagens mais marcantes do livro. Uma inevitabilidade comercial, que permite uma maior abrangência em termos da distribuição e da classificação do filme. Em França, por exemplo, está cotado como para maiores de 12 anos.

Este facto garante mais sucesso de bilheteira, mas deixa pelo caminho aquilo que muitos definem como o “porno para mulheres” que foi tão marcante, aquando do lançamento do livro, em 2011.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …