“50 sombras de Grey” é tão tórrido como um bife de soja

Universal Studios

Jamie Dornan e Dakota Johnson como Christian Grey e Anastasia Steele na “Entertainment Weekly”

“50 sombras de Grey” tem feito furor em todo o mundo, por causa das suas cenas eróticas, e até foi interditado em países como a Malásia. Mas, em França, pode ser visto por maiores de 12 anos e diz-se que é “tão tórrido como um bife de soja”.

O filme realizado pela britânica Sam Taylor-Wood está a ser um sucesso de bilheteira e parece vir conquistando o público que tem pago para o ver nas salas de cinema. Mas alguns críticos são ferozes com a obra cinematográfica, particularmente em França, o país que deu ao mundo filmes eróticos míticos como “Emanuelle” e “Histoire d’O“.

O jornal Libération tem uma crítica absolutamente contundente, referindo-se à história de amor entre um homem rico, Christian Grey (Jamie Dornan), e uma estudante, Anastasia Steele (Dakota Johnson), que entra no mundo das práticas sado-masoquistas pelas mãos do primeiro, como “uma novela maso tão pouco subversiva como o best-seller”.

Este diário resume o filme a um “conto de fadas reaccionário”, com “diálogos insignificantes” e uma “celebração absoluta das normas e dos estereótipos de género”.

De Anastasia Steele, o crítico do Libération diz que é “uma Branca-de-Neve, virgem aos 21 anos, à espera que o seu príncipe venha” e fala de Christian Grey como um “Aladino“.

“No fundo, em duas horas, só há suplício para uma única pessoa: o espectador”, conclui também.

No jornal Le Figaro fala-se de “um filme sem erotismo” que é “tão tórrido como um bife de soja”. Criticando o “casting” dos actores, este diário nota que “Jamie Dornan é tão atraente como o Ken no avião da Barbie”.

Esta mesma publicação questiona também porque é que o filme está interditado aos menores de 17 anos nos EUA, considerando que “as cenas mais “quentes” foram cortadas”.

De facto, a versão que se estreia por estes dias em cinemas por todo o mundo assume um tom bem mais ligeiro do que a obra escrita por E. L. James, excluindo da tela algumas das imagens mais marcantes do livro. Uma inevitabilidade comercial, que permite uma maior abrangência em termos da distribuição e da classificação do filme. Em França, por exemplo, está cotado como para maiores de 12 anos.

Este facto garante mais sucesso de bilheteira, mas deixa pelo caminho aquilo que muitos definem como o “porno para mulheres” que foi tão marcante, aquando do lançamento do livro, em 2011.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Na última noite no Porto, fui sozinho à Ponte D. Luís e vieram-me as lágrimas aos olhos"

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagem: Livre caiu para metade, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …