“50 sombras de Grey” é tão tórrido como um bife de soja

Universal Studios

Jamie Dornan e Dakota Johnson como Christian Grey e Anastasia Steele na “Entertainment Weekly”

“50 sombras de Grey” tem feito furor em todo o mundo, por causa das suas cenas eróticas, e até foi interditado em países como a Malásia. Mas, em França, pode ser visto por maiores de 12 anos e diz-se que é “tão tórrido como um bife de soja”.

O filme realizado pela britânica Sam Taylor-Wood está a ser um sucesso de bilheteira e parece vir conquistando o público que tem pago para o ver nas salas de cinema. Mas alguns críticos são ferozes com a obra cinematográfica, particularmente em França, o país que deu ao mundo filmes eróticos míticos como “Emanuelle” e “Histoire d’O“.

O jornal Libération tem uma crítica absolutamente contundente, referindo-se à história de amor entre um homem rico, Christian Grey (Jamie Dornan), e uma estudante, Anastasia Steele (Dakota Johnson), que entra no mundo das práticas sado-masoquistas pelas mãos do primeiro, como “uma novela maso tão pouco subversiva como o best-seller”.

Este diário resume o filme a um “conto de fadas reaccionário”, com “diálogos insignificantes” e uma “celebração absoluta das normas e dos estereótipos de género”.

De Anastasia Steele, o crítico do Libération diz que é “uma Branca-de-Neve, virgem aos 21 anos, à espera que o seu príncipe venha” e fala de Christian Grey como um “Aladino“.

“No fundo, em duas horas, só há suplício para uma única pessoa: o espectador”, conclui também.

No jornal Le Figaro fala-se de “um filme sem erotismo” que é “tão tórrido como um bife de soja”. Criticando o “casting” dos actores, este diário nota que “Jamie Dornan é tão atraente como o Ken no avião da Barbie”.

Esta mesma publicação questiona também porque é que o filme está interditado aos menores de 17 anos nos EUA, considerando que “as cenas mais “quentes” foram cortadas”.

De facto, a versão que se estreia por estes dias em cinemas por todo o mundo assume um tom bem mais ligeiro do que a obra escrita por E. L. James, excluindo da tela algumas das imagens mais marcantes do livro. Uma inevitabilidade comercial, que permite uma maior abrangência em termos da distribuição e da classificação do filme. Em França, por exemplo, está cotado como para maiores de 12 anos.

Este facto garante mais sucesso de bilheteira, mas deixa pelo caminho aquilo que muitos definem como o “porno para mulheres” que foi tão marcante, aquando do lançamento do livro, em 2011.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …