“50 sombras de Grey” é tão tórrido como um bife de soja

Universal Studios

Jamie Dornan e Dakota Johnson como Christian Grey e Anastasia Steele na “Entertainment Weekly”

“50 sombras de Grey” tem feito furor em todo o mundo, por causa das suas cenas eróticas, e até foi interditado em países como a Malásia. Mas, em França, pode ser visto por maiores de 12 anos e diz-se que é “tão tórrido como um bife de soja”.

O filme realizado pela britânica Sam Taylor-Wood está a ser um sucesso de bilheteira e parece vir conquistando o público que tem pago para o ver nas salas de cinema. Mas alguns críticos são ferozes com a obra cinematográfica, particularmente em França, o país que deu ao mundo filmes eróticos míticos como “Emanuelle” e “Histoire d’O“.

O jornal Libération tem uma crítica absolutamente contundente, referindo-se à história de amor entre um homem rico, Christian Grey (Jamie Dornan), e uma estudante, Anastasia Steele (Dakota Johnson), que entra no mundo das práticas sado-masoquistas pelas mãos do primeiro, como “uma novela maso tão pouco subversiva como o best-seller”.

Este diário resume o filme a um “conto de fadas reaccionário”, com “diálogos insignificantes” e uma “celebração absoluta das normas e dos estereótipos de género”.

De Anastasia Steele, o crítico do Libération diz que é “uma Branca-de-Neve, virgem aos 21 anos, à espera que o seu príncipe venha” e fala de Christian Grey como um “Aladino“.

“No fundo, em duas horas, só há suplício para uma única pessoa: o espectador”, conclui também.

No jornal Le Figaro fala-se de “um filme sem erotismo” que é “tão tórrido como um bife de soja”. Criticando o “casting” dos actores, este diário nota que “Jamie Dornan é tão atraente como o Ken no avião da Barbie”.

Esta mesma publicação questiona também porque é que o filme está interditado aos menores de 17 anos nos EUA, considerando que “as cenas mais “quentes” foram cortadas”.

De facto, a versão que se estreia por estes dias em cinemas por todo o mundo assume um tom bem mais ligeiro do que a obra escrita por E. L. James, excluindo da tela algumas das imagens mais marcantes do livro. Uma inevitabilidade comercial, que permite uma maior abrangência em termos da distribuição e da classificação do filme. Em França, por exemplo, está cotado como para maiores de 12 anos.

Este facto garante mais sucesso de bilheteira, mas deixa pelo caminho aquilo que muitos definem como o “porno para mulheres” que foi tão marcante, aquando do lançamento do livro, em 2011.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …

"Nem de perto nem de longe". DGS não recomenda reabertura de parques infantis

A reabertura de parques infantis não é “nem de perto nem de longe” recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), disse a diretora-geral que explicou que as crianças devem brincar no modelo de “bolhas familiares”. “Pela sua …