50 pessoas em beijo homossexual contra homofobia em São Paulo

dr Natália Feitosa

-

Cerca de 50 pessoas protagonizaram este domingo um ‘beijaço’, um beijo coletivo homossexual num protesto contra a homofobia para contestar a expulsão de um bar de São Paulo, Brasil, de duas mulheres que se beijavam.

As duas jovens, com 22 e 23 anos, foram obrigadas a sair do bar Milwaukee, na cidade de Ribeirão Preto, depois de se beijarem, relata a imprensa brasileira.

A expulsão do casal de mulheres terá ocorrido no passado domingo, dia 25. Segundo as duas intervenientes, estudantes universitárias de 22 e 23 anos que não quiseram identificar-se, após um beijo em público, em frente ao palco do estabelecimento, foram abordadas por um segurança e posteriormente expulsas pelo gerente da casa.

Os responsáveis do bar justificaram que a expulsão se deveu a “conduta imprópria“.

O casal apresentou imediatamente queixa à polícia e à comissão de luta contra a homofobia da Ordem dos Advogados do Brasil.

Este domingo, cerca de 50 jovens concentraram-se em frente ao bar, exibindo cartazes com mensagens contra a homofobia e trocando beijos, numa manifestação seguida de perto pela polícia.

A manifestação, organizada pela Frente Feminista de Ribeirão Preto nas redes sociais, apresentava inicialmente mil confirmações de presença.

“Mas nem todo mundo que confirma, vai”, disse à Folha de São Paulo uma das organizadoras do evento, Natália Feitosa, estudante de psicologia de 24 anos.

Quatro casais homossexuais foram autorizados a entrar no estabelecimento, onde se beijaram durante muito tempo.

O Brasil é o “campeão do mundo dos crimes homofóbicos“, segundo o Grupo Gay da Bahia, que aponta 312 mortes de homossexuais, travestis e transsexuais em 2013, um aumento de 7,7 por cento em relação ao ano anterior.

Quarenta por cento dos crimes cometidos na América do Sul contra homossexuais, os travestis e transsexuais ocorrem no Brasil.

Desde há anos que um projeto de lei para punir a homofobia enfrenta a resistência de católicos e evangélicos no parlamento brasileiro.

Em 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união estável de casais homossexuais, o que lhes garante os mesmos direitos que os casais heterossexuais.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …