2013 fica marcado pela eleição de Istambul como Melhor Destino Europeu de 2013, numa votação online organizada pela European Consumers Choice, uma organização sem fins lucrativos. Duas cidades portuguesas venceram esta distinção no passado: Porto (2012) e Lisboa (2010). Em 2011 a honra coube à capital da Dinamarca, Copenhaga.
Se o voto de milhares de viajantes não for suficiente para te convencer, o AEIOU e o momondo deixam-te 5 motivos para não deixares de visitar a cidade turca.
1) Dois continentes
Istambul é a única cidade no mundo que abrange dois continentes – o imponente Bósforo divide a parte europeia da asiática. A vida nas margens deste estreito (que liga o Mar Negro ao Mar Mármara) é extremamente animada e é obrigatória uma visita a Bebek e Ortaköy no lado europeu e Çengelköy e Küçüksu no asiático. Não deixes também de aproveitar os vários cruzeiros que todos os dias levam milhares de turistas para um passeio ao longo deste estreito.
2) Palácio Topkapi
A Unesco descreve o Palácio Topkapi como um dos melhores exemplos daquilo que foi o império Otomano. Construído pelo sultão Mehmet II – conhecido como o conquistador – logo após a conquista da cidade, conhecida à data como Constantinopla. A colecção exposta no museu é absolutamente extraordinária e os pontos altos são o Punhal de Topkapi (a arma mais cara do mundo, em ouro com três enormes esmeraldas no cabo) e o Kaşikçi Elmasi, um diamante de 86 quilates.
3) Grand Bazaar
Não há experiência de compras mais vibrante e emocionante que regatear nas ruelas do Grand Bazaar, um dos mais históricos mercados de rua do mundo. Especiarias, peles, tapeçarias entre muitos outros o mais difícil é não ter que comprar uma nova mala para levar tudo o que comprou. E não te preocupes se te oferecerem um çay (chá turco) pois faz parte da etiqueta do mercado: aceita e perde-te numa negociação interminável e animada.
4) As fantásticas vistas da cidade
Com uma das vistas urbanas mais carismáticas de todo o mundo, a Torre de Gálata é um ícone de Istambul, o que significa que a fila é regra geral longa e demorada. Se não és fã de grandes esperas, podes sentar-te no bar do Hotel Anemon Galata – mesmo ao lado da torre – e desfrutar da mesma vista acompanhado de um fantástico cocktail.
5) Gastronomia Turca
As refeições são um dos pontos altos de qualquer viagem à Turquia e Istambul é o sítio ideal para desfrutar da gastronomia do país. Şiş Kebap, Döner, Pide, Köfte, Dolma, saç kavurma e mais outras especialidades, todas absolutamente deliciosas.Há vários bons restaurantes em Istambul, mas se queres fazer como os locais não tenhas problemas em pedir as tuas refeições em banquinhas de rua. E não te vás embora antes de provar uma sanduíche de peixe (balik ekmek) junto à ponte de Gálata.
AEIOU / momondo
Infelizmente nos tempos atuais a primeira razão para a visita é ir sentado numa cadeira de avião e voltar num sobretudo de madeira.
Estive lá 4 dias completos em 2014 e foi uma decepção generalizada. Lixo, insegurança, roubo nos taxis, bagunçada geral, ausencia de luz em rua principal com lojas a vender recorrendo a focos e pilhas, cegueira mental da falsa cultura islamo-fascista, desorganização absoluta em aeroporto, venda de meu lugar de regresso antecipadamente comprado 2 meses antes por evidente corrupção interna da turkish airline, etc etc.
A unica boa lembrança, e razao nº1 de la ter ido, foi ter visitado a Aga Sofia ainda que adulterada por arabismos (que se esperava das consequencias do adultero maomé porcino ?) e pagando bilhete que hipocritamente não é exigido na mesquitada do outro lado.
Se me oferecessem uma viagem e estadia lá outra vez, deitava fora o bilhete e cupão; porque definitivamente nao me deixou saudades nem outras lembranças positivas. Está visto, e na minha vida é para lá não mais voltar.
Pois. Foi azar. A epoca é má e não contribui para dignificar essa bela cidade. Outros tempos viram. Tem museus coriosos como o de arqueologia que é fantástico e conserva o munumental tumulo do Carlos Magno em marmore ricamente trabalhado. Tem muito para descobrir na parte velha e algo degradada da cidade para quem gosta de fotografar. Tudo depende de como se encara uma nova situação. Tirando os atentados bombistas vale sempre a pena visitar.
As razões para Não visitar explodem na minha mente !