5 milhões de passwords do Gmail divulgadas (outra vez) na Internet

É altura de alterar a sua password do Gmail… outra vez! Cerca de 5 milhões de usernames e palavras-passe associadas foram divulgadas num fórum da Internet russo, após um ataque informático.

De acordo com o noticiado pelo El Pais, três activistas do grupo Anonymous reivindicaram os ataques. Utilizadores ingleses, espanhóis e russos foram os principais afectados.

Felizmente, e de acordo com um comunicado do Google, citado pelo Huffington Post, “menos de 2% de combinações de usernames e passwords terão funcionado”, uma vez que o seu sistema automático anti-pirataria “terá bloqueado muitas das tentativas de acesso”.

Se a sua palavra-passe e nome do utilizador foram comprometidos, o Gmail já o terá avisado: “Protegemos as contas afectadas e pedimos a esses utilizadores para alterarem as suas passwords”.

O Google sublinha que o ocorrido não foi “o resultado de uma falha nos sistemas” da empresa, argumentando que, “com alguma frequência, essas credenciais são obtidas através da combinação de outras fontes”, como acontece com os muitos utilizadores que usam a mesma password para aceder a vários sites.

Há um link a ser partilhado – IsLeaked.com -, no qual, alegadamente, se consegue verificar se o nosso Gmail foi pirateado. É melhor não aceder a esse endereço, sob pena de ser uma armadilha para reunir mais endereços de email.

Em caso de dúvida, apenas mude a password.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.