Rede móvel 4G chega à Lua já no próximo ano

Mission to the Moon / Audi

O rover Audi Lunar Quattro

Em 2019, a Lua irá receber a sua primeira rede de telefone móvel que irá permitir a transmissão em alta definição da paisagem lunar para a Terra.

As comunicações móveis vão chegar à Lua já a partir do próximo ano. A promessa é da Vodafone, Audi e Nokia, as três empresas que integram uma parceria para levar as comunicações móveis à Lua. O anúncio foi feito no Mobile World Congress, em Barcelona.

O objetivo do projeto – coordenado pelo Part-Time Scientists, um grupo de cientistas voluntários, com base na Alemanha – é ajudar os Audi Lunar Quattro a comunicar entre si e a transmitir vídeos de alta definição da superfície da Lua, avança o Público.

Os Audi Lunar Quattro são veículos de exploração, pequenos robôs terrestres sobre rodas que, inclusivamente, já aparecerem em filmes de ficção científica.

Robert Böhme, presidente executivo dos PTScientists disse, em comunicado, que “a coisa boa desta solução é que salva imensa energia, e quanto menos energia gastarmos a enviar dados, mais energia temos para dedicar à ciência”.

O lançamento está previsto para 2019, a partir de Cape Canaveral, a bordo do Falcon 9, da SpaceX. O lançamento será no ano em que se comemora 50 anos desde que os primeiros astronautas da NASA pisaram o satélite natural da Terra, em 1969. A Apollo 11 foi a quinta missão espacial tripulada do Programa Apollo e a primeira a realizar uma alunagem.

Mas, até lá, “esperamos que mais parceiros se juntem nos próximos meses”, apela Marcus Weldon, presidente executivo dos laboratórios Bell, da Nokia.

A Nokia herdou os famosos laboratórios de investigação Bell, em New Jersey, quando comprou a empresa de telecomunicações francesa, Alcatel-Lucent, em 2015. Estes laboratórios são considerados como o local de nascimento de aparelhos tecnológicos que mudaram o mundo: desde protótipos de telemóveis ao laser.

A escolha de redes 4G deve-se ao facto da nova geração de redes móveis – 5G – ainda estar em fase de testes. A rede é encarada como uma mais valia, e vista como o próximo passo para futuras missões do Homem na Lua.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Conseguimos ter rede de telemóvel na lua mas não conseguimos em algumas áreas da Terra (onde até vivem seres humanos). Interessante…

RESPONDER

Shinzo Abe investigado por alegado uso ilegal de fundos para financiar eventos privados

Procuradores no Japão estão a investigar o gabinete pessoal do antigo primeiro-ministro Shinzo Abe pela alegada utilização ilegal de fundos para financiar eventos privados, para os quais foram convidados apoiantes do líder japonês entre 2013 …

Rússia anuncia eficácia de 95% da vacina Sputnik V

A Rússia anunciou, esta terça-feira, que sua vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, tem uma eficácia de 95%, segundo resultados preliminares. Em comunicado no site oficial da vacina russa, o Centro …

Emigrantes querem votar por correio nas presidenciais

O movimento de emigrantes "Também somos portugueses" pede a alteração urgente das leis eleitorais para que possam votar por correio, no mesmo dia em que Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, anuncia a …

"Um objectivo histórico". Efacec leva luz a todo o Ruanda

A Efacec instalou três sub-estações de alta tensão no Ruanda, contribuindo atingir "um objetivo histórico da República do Ruanda" com "a electrificação total do país em 2023". O projecto da empresa portuguesa está orçado em …

Portugal com mais 85 mortes e 3919 casos de covid-19. Número de internados nunca foi tão alto

Portugal regista, esta terça-feira, mais 85 mortes e 3919 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3919 novos casos, 2284 …

Vésperas de feriado sem confinamento obrigatório

Nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro, que antecedem os dois feriados, não serão aplicadas as restrições de circulação definidas para os fins de semana e feriados, embora as escolas interrompam a atividade …

Eduardo Catroga: Foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar apoio do PCP e do BE

Eduardo Catroga, antigo ministro das Finanças de Cavaco Silva, defende que foi o PS quem ultrapassou as "linhas vermelhas" após aceitar o apoio do PCP e do Bloco de Esquerda, partidos "anti-tudo". O ex-ministro das Finanças …

Ministra garante que situação nas prisões está "controlada". PSD diz que Governo está "sem rei nem roque"

Esta segunda-feira, a ministra da Justiça Francisca Van Dunem esteve reunida com Marcelo Rebelo de Sousa, em Belém, num encontro em que participou também a ministra da Saúde, Marta Temido. À saída de uma audiência com …

Autarcas do Norte aceitam novas restrições, mas falam em falta de preparação e coerência por parte do Governo

A maioria dos autarcas do distrito do Porto concorda que era preciso apertar mais as restrições na região norte. Os líderes da câmaras aceitam as decisões com medo da alternativa, mas deixam algumas críticas à …

Porto é o único distrito do Norte onde novos casos diminuíram. Bragança, Viana e Vila Real em crescimento

De acordo com um relatório da Administração Regional de Saúde do Norte, o distrito do Porto registou, entre a segunda e terceira semana de novembro, uma diminuição de novos casos de infeção por covid-19. É …