4815 crianças abusadas pela Igreja desde 1950. 77% dos agressores eram padres

4

Manuel de Almeida / Lusa

A grande maioria das vítimas foi abusada mais do que uma vez. 96% dos abusadores eram homens e 77% eram padres, de acordo com o relatório final da comissão independente que investigou os abusos sexuais na Igreja.

Ao longo desta segunda-feira serão conhecidas as conclusões do relatório da comissão independente criada para estudar os casos de abusos sexuais na Igreja Católica desde 1950.

O relatório na íntegra só será divulgado às 15 horas, mas desde as 9h30 que já estão a ser divulgadas as principais conclusões na conferência de imprensa de apresentação dos resultados na Fundação Calouste Gulbenkian.

A comissão validou 512 testemunhos dos 564 que recebeu, com um número mínimo de 4815 vítimas. Foram remetidos 25 casos para o Ministério Público.

Pedro Strecht, o pedopsiquiatra que coordenou a comissão, começou por prestar “um tributo e homenagem sincera a todas as vítimas dos abusos” que “são muito mais do que um número ou estatística”. O especialista frisa que “a maior parte das vítimas não acha que haja reparação possível, mas aguarda um pedido de desculpa dos abusadores”.

O pico dos abusos aconteceu entre 1960 e 1990 e a maioria dos crimes teve lugar em seminários (23%), na igreja (18,8%), em confessionários (14,3%), nas casas paroquiais (12,9%) ou em colégios internos e escolas católicas (6,9%).

Há ainda relatos de casos já no século XXI e, mais tarde, muitos dos abusos passaram a acontecer ao ar livre em agrupamentos de escuteiros. A esmagadora maioria (96%) dos abusadores eram homens e 77% eram padres.

Só 4% das vítimas fez queixa à polícia

Os distritos do país onde mais crimes terão acontecido são Lisboa, Porto, Braga, Santarém e Leiria e a grande maioria dos abusos aconteceu quando a vítima tinha entre 10 e 14 anos, com uma idade média de início de 11,2 anos.

As vítimas tinham, em média, 52,4 anos quando contactaram a comissão e a maioria (52,7%) são do sexo masculino. Em 27,5% dos casos, os crimes prolongaram-se durante períodos superiores a um ano. 52,7% das vítimas foram abusadas mais do que uma vez.

“Na amostra predominam pessoas com grau de literacia elevado, 32% tem licenciatura, mas há um grupo elevado – quase 18% – que só tem habilitações literárias até ao nono ano”, explica Pedro Stretch sobre o perfil das vítimas.

Cerca de 12,9% das vítimas são ainda pós-graduados. 88,5% são residentes em Portugal e 53% são católicos, sendo que 25,8% destes são praticantes.

A grande maioria dos casos nunca chegou a ser denunciada às autoridades. 43% das vítimas falaram pela primeira vez sobre as suas experiências com os especialistas da comissão, 77% nunca apresentaram queixa à Igreja e apenas 4% denunciaram os abusos à polícia.

Cerca de 52% das vítimas demoraram 10 anos a contar a alguém que tinham sofrido abusos. As vítimas do sexo masculino geralmente contam aos cônjuges e aos amigos e as vítimas do sexo feminino preferem falar com a família. 56,2% alegam que as pessoas a quem contaram acreditaram na veracidade das denúncias.

Nos casos em que as vítimas confrontaram os abusadores, poucos foram aqueles que se mostraram arrependidos.

“Apenas uma parte residual dos testemunhos demonstra algum tipo de arrependimento ou pedido de desculpa por parte da pessoa abusadora. Mas, mesmo assim, era algo que surgia sempre revestido de uma razão exterior, como uma tentação imputada injustamente à criança ou a impossibilidade de reprimir os sentimentos”, explica a cineasta Catarina Vasconcelos.

O relatório já chegou às mãos da Conferência Episcopal este domingo e a comissão vai enviar à Igreja a lista dos alegados abusadores ainda no activo. A lista será também entregue ao Ministério Público.

Laborinho Lúcio revela ainda que a maioria das 25 denúncias remetidas para o Ministério Público já prescreveu. “A comissão independente não tem que fazer juízos sobre a possibilidade de maior ou menor sucesso da investigação criminal”, realça o ex-ministro da Justiça, que defende ainda que a idade limite de 23 anos para a vítima para poder apresentar queixa deve ser aumentada até aos 30 anos.

Como vai a Igreja responder?

Vários membros da hierarquia da Igreja marcaram presença na divulgação dos resultados do relatório, incluindo D. José Ornelas.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa adiantou que haverá uma assembleia extraordinária a 3 de Março para a CEP “reflectir sobre o significado” destes dados e para decidir que medidas vai adoptar para “fazer justiça ao sofrimento das vítimas que foram o eixo motor de todo o processo”.

Saberemos assim nas próximas semanas como a Igreja vai reagir às revelações da comissão e se vai seguir os exemplos das instituições de outros países que já foram alvo de investigações semelhantes.

Em França, por exemplo, depois de um relatório ter estimado que 330 mil vítimas foram abusadas por membros da Igreja entre 1950 e 2020, foi criado um Tribunal Penal Canónico Interdiocesano Nacional para acompanhar tantos os abusos sexuais como os delitos financeiros da Igreja.

A Conferência Episcopal francesa também vendeu imóveis das dioceses para pagar indemnizações às vítimas que podem chegar, no máximo, aos 60 mil euros. Até outubro do ano passado, havia 1500 pedidos de indemnização, mas só perto de 40 já tinham sido ressarcidas, relata o JN.

Outro exemplo que pode inspirar Portugal é o Chile. Em maio de 2018, todos os bispos chilenos apresentaram a renúncia ao Papa e pelo menos sete deixaram o cargo na sequência da onda de denúncias de abusos.

Na Bélgica, a Igreja pagou indemnizações às vítimas no valor de 3,9 milhões de euros, entre 2012 e 2015, através da fundação Dignidade, criada pela Conferência Episcopal. As indemnizações vão desde os 2500 euros nos casos de atentado ao pudor até aos 25 mil euros para as violações repetidas e graves.

Adriana Peixoto, ZAP //

4 Comments

  1. Vergonha estes Gajos da Igreja não serem castigados pela justiça Portuguesa, e ainda para os promover, fazem palcos e não só, a custar milhares de euros à custa do Povo, temos como exemplo o Assassino padre Frederico que violou e matou e depois deixaram fugir para o Brasil, via Espanha. a Onde está o Cristo? será que ainda existe? tenho as minhas duvidas ou a certeza que não.

  2. Estes CRIMINOSOS, sim CRIMINOSOS, porque não é o facto de serem padres que podem fugir à JUSTIÇA.
    O facto de serem padres não lhes dá imunidade para fazerem o que lhes der vontade.
    Se um padre fizesse o que fez a um filho de um juiz que sentença o aguardaria? Velhos, caducos ou acamados devem ir presos e serem obrigados a pagar uma BOA indeminização a todas as vítimas que maltrataram. Essas é que ficaram marcadas perpetuamente. Alguns padres dizem que amavam as crianças … Quem ama cuida não “mata”.
    Se não houver justiça dos homens, Deus não os deixará saírem impunes, tenho a certeza..

  3. A montanha que vai parir um rato!
    Tanta investigação, tanta conferência, para apurar apenas os possíveis crimes que tiveram denúncias, parecendo esquecer os milhares que nunca vieram, nem virão, à luz do dia. Os homens padres que representam a Igreja e os seus interesses, consideram-se acima da lei do comum dos mortais e actuam, pela surdina, usando e abusando dos que ainda acreditam numa igreja decrépita e desligada da realidade.
    Primeiro que tudo e ao contrário do que é praticado, todos os padres deviam ser chefes de família e casados. Isto só por si resolveria alguma coisa? Resolveria pouco, mas aumentaria substancialmente as suas responsabilidades para com a sociedade, travando um pouco mais os ímpetus sexuais.
    Depois, se o Estado é laico, os padres deviam ser investigados quando houvesse indícios e julgados em tribunais cívis, como todos os outros cidadãos.
    É por isso que a igreja católica continua a andar para trás, porque não é capaz, ou não quer, fazer reformas que a coloquem no século 21.
    Resta dizer que ser crente, não significa andar atrás dos padres e das suas dogmáticas homilías. Ser crente é acreditar em algo infinitamente superior e, de acordo com a sua consciência, fazer o bem que o satisfaça interiormente, não esperando recompensa. Ser cristão, é olhar para os mais frágeis e, sendo possível, ajudá-los a vencer as suas vulnerabilides, não esperando, por isso, recompensa ou submissão. A Igreja deve fazer uma profunda reflexão e mudar o seu paradigma. Pedir desculpa não chega, principalmente se tudo ficar como está a centenas de anos.

  4. Estes Srs. Sacerdotes , ainda não perceberam que bem podem rabiar como quiserem , mas sabem que há nodoas que nunca saem ! . Pergunto Eu , quantos pedófilos Sacerdotes , foram julgados em Tribunal Civil e condenados a pena de prisão ? ….. Que Eu saiba , não conheço nenhuma sentença nesse sentido ! …. O Vaticano tem conhecimento dos casos e ficou tudo no segredo dos Deuses ! …… O que é que Eles não fazem para dar credito a Festola Lisboeta !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.