41 anos depois, ADN permite descobrir assassino de “ex” de Bill Medley

CV Youtube

Karen Klaas, ex-mulher de Bill Medley, dos Righteous Brothers, e o seu assassino, Kenneth Troyer.

Karen Klaas, ex-mulher de Bill Medley, dos Righteous Brothers, e o seu assassino, Kenneth Troyer.

Foi um dos mais brutais e mediáticos assassinatos da história dos EUA, mas só agora, 41 anos depois, foi desvendado. O nome do assassino de Karen Klaas, ex-mulher de Bill Medley, do duo Righteous Brothers, só foi descoberto graças a uma técnica moderna.

O Departamento de Polícia de Los Angeles anunciou, nesta semana, que conseguiu, finalmente, chegar à identidade do assassino de Karen Klaas, que foi morta a 30 de Janeiro de 1976, quando tinha 32 anos.

Klaas foi violada e estrangulada por um desconhecido na sua própria casa em Hermosa Beach, Los Angeles. Foi encontrada inconsciente e passou cinco dias em coma no hospital, até falecer.

O caso foi muito mediático na época, pelo facto de ter sido casada com o cantor Bill Medley, dos Righteous Brothers, duo que fez muito sucesso durante os anos de 1960. Divorciaram-se em 1970, depois de terem um filho juntos. Klaas refez a vida com outra pessoa e teve outro filho.

ADN familiar

Na altura do assassinato, houve testemunhas que disseram ter visto um homem com cabelo grande e barba, vestido com uma gabardina e calças azuis, mas só agora foi possível identificá-lo graças à técnica do ADN familiar, reporta o The Washington Post.

Esta técnica, que não existia na altura em que o crime foi cometido, é uma forma de encontrar provas de compatibilidade entre familiares de suspeitos de crimes. Procede-se ao cruzamento das informações dos vários suspeitos, constantes de um banco de dados, para confirmar se há coincidências genéticas entre eles.

Foi assim que foi possível identificar Kenneth Troyer como o assassino de Karen Klaas. A polícia não tinha dados genéticos deste homem que foi responsável por vários ataques sexuais no sul da Califórnia, mas usaram o ADN de um seu familiar próximo quando este foi detido e os seus dados foram introduzidos na base de dados.

Troyer, que acabou detido por outros crimes não relacionados com os abusos sexuais cometidos, fugiu da prisão e acabou por morrer, em 1982, num tiroteio com a polícia.

Bill Medley confessa que ficou “anestesiado”

Na conferência de imprensa promovida pelas autoridades policiais de Los Angeles, para anunciar o desvendar do caso, Bill Medley apareceu ao lado dos dois filhos de Karen Klaas e de vários investigadores que trabalharam no caso, confessando que ficou “anestesiado” com este desfecho.

“Havia uma voz na parte de trás da minha cabeça, provavelmente Karen, a dizer-me, desde há 20 anos, ‘Esquece. Deixa isso. Este tipo ou está morto ou na prisão’. É simpático poder fechar o livro”, salienta Medley, conforme cita o The Washington Post.

E o filho mais velho de Klaas, Darrin Medley, admite que “não poderia ficar mais espantado com a tecnologia” e aconselha outras famílias a terem “esperança” no uso deste tipo de métodos para “identificar criminosos”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …