41 anos depois, ADN permite descobrir assassino de “ex” de Bill Medley

CV Youtube

Karen Klaas, ex-mulher de Bill Medley, dos Righteous Brothers, e o seu assassino, Kenneth Troyer.

Karen Klaas, ex-mulher de Bill Medley, dos Righteous Brothers, e o seu assassino, Kenneth Troyer.

Foi um dos mais brutais e mediáticos assassinatos da história dos EUA, mas só agora, 41 anos depois, foi desvendado. O nome do assassino de Karen Klaas, ex-mulher de Bill Medley, do duo Righteous Brothers, só foi descoberto graças a uma técnica moderna.

O Departamento de Polícia de Los Angeles anunciou, nesta semana, que conseguiu, finalmente, chegar à identidade do assassino de Karen Klaas, que foi morta a 30 de Janeiro de 1976, quando tinha 32 anos.

Klaas foi violada e estrangulada por um desconhecido na sua própria casa em Hermosa Beach, Los Angeles. Foi encontrada inconsciente e passou cinco dias em coma no hospital, até falecer.

O caso foi muito mediático na época, pelo facto de ter sido casada com o cantor Bill Medley, dos Righteous Brothers, duo que fez muito sucesso durante os anos de 1960. Divorciaram-se em 1970, depois de terem um filho juntos. Klaas refez a vida com outra pessoa e teve outro filho.

ADN familiar

Na altura do assassinato, houve testemunhas que disseram ter visto um homem com cabelo grande e barba, vestido com uma gabardina e calças azuis, mas só agora foi possível identificá-lo graças à técnica do ADN familiar, reporta o The Washington Post.

Esta técnica, que não existia na altura em que o crime foi cometido, é uma forma de encontrar provas de compatibilidade entre familiares de suspeitos de crimes. Procede-se ao cruzamento das informações dos vários suspeitos, constantes de um banco de dados, para confirmar se há coincidências genéticas entre eles.

Foi assim que foi possível identificar Kenneth Troyer como o assassino de Karen Klaas. A polícia não tinha dados genéticos deste homem que foi responsável por vários ataques sexuais no sul da Califórnia, mas usaram o ADN de um seu familiar próximo quando este foi detido e os seus dados foram introduzidos na base de dados.

Troyer, que acabou detido por outros crimes não relacionados com os abusos sexuais cometidos, fugiu da prisão e acabou por morrer, em 1982, num tiroteio com a polícia.

Bill Medley confessa que ficou “anestesiado”

Na conferência de imprensa promovida pelas autoridades policiais de Los Angeles, para anunciar o desvendar do caso, Bill Medley apareceu ao lado dos dois filhos de Karen Klaas e de vários investigadores que trabalharam no caso, confessando que ficou “anestesiado” com este desfecho.

“Havia uma voz na parte de trás da minha cabeça, provavelmente Karen, a dizer-me, desde há 20 anos, ‘Esquece. Deixa isso. Este tipo ou está morto ou na prisão’. É simpático poder fechar o livro”, salienta Medley, conforme cita o The Washington Post.

E o filho mais velho de Klaas, Darrin Medley, admite que “não poderia ficar mais espantado com a tecnologia” e aconselha outras famílias a terem “esperança” no uso deste tipo de métodos para “identificar criminosos”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …